Gestor do hotel da rede Accor pode pedir para qualquer colaborador a apresentação da carteira de vacinação como comprovação para que todos à sua volta e hóspedes estejam mais seguros dentro dos hotéis da operadora
Edição do DIÁRIO com agências
A Accor deu um passo importante para a recuperação do setor hoteleiro e está incentivando seus colaboradores a se vacinarem contra a Covid-19. Neste mês, gestores de 180 hotéis de marcas operadas pela rede no país receberam um termo de compromisso para ser assinado por todos os colaboradores de cada unidade.
O documento engaja o colaborador nessa missão e informa que deve manter sua carteira de vacinação em dia, principalmente com vacinas contra doenças contagiosas, incluindo a Covid-19 e suas variantes. O termo ainda esclarece que o gestor do hotel pode pedir para qualquer colaborador a apresentação da carteira de vacinação como comprovação para que todos à sua volta e hóspedes estejam mais seguros dentro dos hotéis da operadora.
Veja também as mais lidas do DT
“O objetivo é garantir ao nosso cliente que os hotéis são 100% seguros, além de dar segurança ao próprio colaborador ao ter contato com outros colegas no ambiente de trabalho adequado”, explica Daniel Battistini, Gerente de Relações do Trabalho & Sindicais na Accor Brasil.
Ele afirma que a aceitação do termo tem sido surpreendente. “Nos enche de orgulho do nosso time. Mais de 6.500 profissionais que atuam na linha de frente dos hotéis da Accor assinaram o termo. O índice de não engajamento até agora não chega a 0,5%, bem abaixo de outras ações internas, até menos expressivas”, contabiliza o executivo.
O termo de compromisso que aborda a vacinação compõe o código interno “Regras do Jogo”, um guia de conduta para que os colaboradores se integrem à cultura de serviços da Accor. O documento define regras claras para que todos trabalhem com disposição, bem-estar, segurança e responsabilidade. O material, disponibilizado a todos os colaboradores da empresa, aborda questões diversas como o uso de armários e vestiários, crachás e uniformes, segurança e proteção, primeiros socorros, saúde e segurança no trabalho, entre outros pontos que são importantes na convivência das equipes e bem-estar do cliente.
Para motivar ainda mais os colaboradores diante do avanço da vacinação contra a Covid-19, alguns hotéis da Accor adotaram ações individuais internas como a elaboração de vacinômetros indicando quantos colaboradores tomaram a primeira dose ou quantos completaram seu primeiro ciclo vacinal contra a doença. “Não queremos impor a vacinação, mas sim conscientizar a todos que esse é o caminho para vencermos mais essa batalha”, assegura Battistini.
O cuidado em garantir ao cliente que seus hotéis são ambientes seguros é uma preocupação da Accor desde o início da pandemia do novo coronavírus. Em 2020, a empresa foi a primeira do setor de turismo no mundo a anunciar a criação de um selo de segurança garantindo que os hotéis operados pela marca são ambientes limpos, seguindo os mais rígidos padrões de limpeza exigidos por órgãos competentes no Brasil e no mundo.
Atualmente todos os serviços ofertados pelos hotéis Accor contam com a garantia do ALLSAFE, selo exclusivo de limpeza, sanitização e segurança da Accor. Os padrões globais do ALLSAFE foram desenvolvidos e aprovados pela Bureau Veritas. A certificadora internacional segue as diretrizes dos órgãos sanitários, auditando e revisando documentos, inspecionando remota ou presencialmente a implementação das ações de biossegurança, assim como fazendo a emissão do certificado ALLSAFE – Bureau Veritas.