A Accor entrou em negociações para vender 10,8% de sua participação na empresa de hospitalidade do segmento lifestyle Ennismore a um consórcio do Catar.
O negócio atinge o valor total de 185 milhões de euros, incluindo 20 milhões de euros de financiamento compatível com a Shari’a (lei islâmica) pelo Qatar First Bank LLC ao veículo de investimento do consórcio.
A Ennismore é uma joint-venture entre o empreendedor hoteleiro Sharan Pasricha e a Accor, que detém a participação majoritária. A empresa foi lançada em outubro de 2021 e trouxe ao grupo o título de líder mundial em hospitalidade lifestyle.
Veja também as mais lidas do DT
Esta transação demonstra a atratividade deste segmento de rápido crescimento, onde o Revpar (Receita por Quarto Disponível) já supera significativamente os números de 2019.
Em menos de um ano, a Ennismore abriu um novo hotel a cada duas semanas, expandindo seu portfólio de marcas em novas regiões e lançando propriedades emblemáticas como SLS e 25hours em Dubai, com o segmento de A&B (Alimentos&Bebidas) gerando 50% da receita.
A empresa tem em planejamento mais de 100 hotéis, sendo que mais de 60 novos projetos foram assinados em 2021.
A negociação reflete a estratégia de simplificação contínua da Accor, reunindo suas atividades de lifestyle e lazer em uma única entidade dedicada.
A Ennismore crescerá no segmento também com a adição das participações da Accor na bandeira all-inclusive Rixos e na Paris Society, uma coleção upscale de restaurantes e espaços de entretenimento.
- A Paris Society, principal operadora de A&B de luxo na França, aumentará a forte presença desta área na Ennismore, contribuindo com sua experiência no setor de restaurantes upscale e gerenciamento de eventos;
- A Rixos, marca all-inclusive número um no Oriente Médio, complementará a Ennismore adicionando um novo segmento de produtos com tudo incluído, além da expertise de programação e A&B.
A partir da conclusão da negociação, o grupo Ennismore consistirá de mais de 130 hotéis operando em quase 40 países, com mais de 275 endereços de A&B.
O portfólio conta com marcas lifestyle líderes, incluindo 21c Museum Hotel, 25hours, Delano, Gleneagles, Hyde, JO&JOE, Mama Shelter, Mondrian, Morgans Originals, SLS, SO/, The Hoxton, TRIBE e Working From.
Após a conclusão, a Accor terá controle de uma participação de 62,2% na Ennismore, com as ações restantes sob posse de Sharan Pasricha, fundador e co-CEO da Ennismore, e dos novos investidores.
“Em apenas alguns anos, a Accor, juntamente com Sharan Pasricha, Fettah Tamince e Laurent de Gourcuff, os três talentosos fundadores da Ennismore, Rixos e Paris Society, construiu uma potência de marcas globais de lifestyle apoiada por empreendedores dedicados e equipes talentosas. Reunindo-os e unindo forças com nossos parceiros do Catar, desenvolveremos ainda mais o valor de Ennismore e o levaremos ao próximo nível. Este é um reconhecimento da força do portfólio de marcas e seu modelo de negócios único, baseado em inovação constante, alta qualidade, senso de propósito e crescimento sólido”, afirma Sébastien Bazin, Chairman e CEO da Accor.
No Brasil
Uma das marcas da Ennismore, a Mama Shelter, já está presente no Brasil. O descolado Mama Shelter Rio de Janeiro, com 55 apartamentos, fica no emblemático bairro de Santa Teresa.
No próximo ano, uma nova marca do grupo chega ao país, com a inauguração do TRIBE Belo Horizonte, hotel com 79 apartamentos localizado em plena Praça da Liberdade, entre o badalado bairro de Savassi e o centro da cidade.
EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências