Accor negocia a venda de participação na Ennismore

A Accor entrou em negociações para vender 10,8% de sua participação na empresa de hospitalidade do segmento lifestyle Ennismore a um consórcio do Catar.

O negócio atinge o valor total de 185 milhões de euros, incluindo 20 milhões de euros de financiamento compatível com a Shari’a (lei islâmica) pelo Qatar First Bank LLC ao veículo de investimento do consórcio.

A Ennismore é uma joint-venture entre o empreendedor hoteleiro Sharan Pasricha e a Accor, que detém a participação majoritária. A empresa foi lançada em outubro de 2021 e trouxe ao grupo o título de líder mundial em hospitalidade lifestyle.

Esta transação demonstra a atratividade deste segmento de rápido crescimento, onde o Revpar (Receita por Quarto Disponível) já supera significativamente os números de 2019.

Em menos de um ano, a Ennismore abriu um novo hotel a cada duas semanas, expandindo seu portfólio de marcas em novas regiões e lançando propriedades emblemáticas como SLS e 25hours em Dubai, com o segmento de A&B (Alimentos&Bebidas) gerando 50% da receita.

A empresa tem em planejamento mais de 100 hotéis, sendo que mais de 60 novos projetos foram assinados em 2021.

A negociação reflete a estratégia de simplificação contínua da Accor, reunindo suas atividades de lifestyle e lazer em uma única entidade dedicada.

A Ennismore crescerá no segmento também com a adição das participações da Accor na bandeira all-inclusive Rixos e na Paris Society, uma coleção upscale de restaurantes e espaços de entretenimento.

  • A Paris Society, principal operadora de A&B de luxo na França, aumentará a forte presença desta área na Ennismore, contribuindo com sua experiência no setor de restaurantes upscale e gerenciamento de eventos;
  • A Rixos, marca all-inclusive número um no Oriente Médio, complementará a Ennismore adicionando um novo segmento de produtos com tudo incluído, além da expertise de programação e A&B.

A partir da conclusão da negociação, o grupo Ennismore consistirá de mais de 130 hotéis operando em quase 40 países, com mais de 275 endereços de A&B.

O portfólio conta com marcas lifestyle líderes, incluindo 21c Museum Hotel, 25hours, Delano, Gleneagles, Hyde, JO&JOE, Mama Shelter, Mondrian, Morgans Originals, SLS, SO/, The Hoxton, TRIBE e Working From.

Após a conclusão, a Accor terá controle de uma participação de 62,2% na Ennismore, com as ações restantes sob posse de Sharan Pasricha, fundador e co-CEO da Ennismore, e dos novos investidores.

“Em apenas alguns anos, a Accor, juntamente com Sharan Pasricha, Fettah Tamince e Laurent de Gourcuff, os três talentosos fundadores da Ennismore, Rixos e Paris Society, construiu uma potência de marcas globais de lifestyle apoiada por empreendedores dedicados e equipes talentosas. Reunindo-os e unindo forças com nossos parceiros do Catar, desenvolveremos ainda mais o valor de Ennismore e o levaremos ao próximo nível. Este é um reconhecimento da força do portfólio de marcas e seu modelo de negócios único, baseado em inovação constante, alta qualidade, senso de propósito e crescimento sólido”, afirma Sébastien Bazin, Chairman e CEO da Accor.

No Brasil

Um dos apartamentos do Hotel Mama Shelter Rio de Janeiro (foto: Divulgação)
Um dos apartamentos do Hotel Mama Shelter Rio de Janeiro (foto: Divulgação)

Uma das marcas da Ennismore, a Mama Shelter, já está presente no Brasil. O descolado Mama Shelter Rio de Janeiro, com 55 apartamentos, fica no emblemático bairro de Santa Teresa.

No próximo ano, uma nova marca do grupo chega ao país, com a inauguração do TRIBE Belo Horizonte, hotel com 79 apartamentos localizado em plena Praça da Liberdade, entre o badalado bairro de Savassi e o centro da cidade.


EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial