Para alcançar essa meta, a mensuração precisa dos dados é essencial. Destaque nesse sentido é a ferramenta GAIA 2.0, lançada no primeiro trimestre de 2024, que já integra 99% dos hotéis da região. Este software, aprimorado por inteligência artificial, consolida informações sobre consumo de energia, gás e água, desperdício de alimentos, e utilização de plásticos descartáveis, extraídas automaticamente das faturas mensais, para definir estratégias eficazes de redução de carbono.
Veja também as mais lidas do DT
Treinamentos e Adaptação dos Hotéis
Nos últimos meses, a Accor tem promovido diversos treinamentos para suas equipes nas Américas, visando a adaptação dos hotéis a essa nova realidade e a otimização das operações para colaborar com o objetivo de zerar as emissões. “Estamos trabalhando fortemente na definição de estratégias e formas de calcular e medir a nossa pegada de carbono, e agora é hora de agir. Realizamos workshops em cada região que a Accor está presente no mundo, incluindo todas as marcas. Assim, queremos ter certeza de que todos têm as mesmas informações para mitigar as alterações climáticas”, explica Valérie de Robillard, SVP Environment Accor.
“A mudança climática é uma realidade que precisamos enfrentar rapidamente. Muitas empresas possuem relatórios e objetivos estabelecidos, mas o que realmente fará a diferença são as ações práticas que tomaremos nos próximos anos”, complementa Valérie.
Entre os destaques das ações nas Américas, considerando os 450 hotéis da divisão Premium, Midscale & Economy da Accor, estão:
- 412 hotéis da Accor utilizam lâmpadas de LED, sendo que 230 estão equipados com sensores de luz.
- 402 hotéis têm reguladores de água nos chuveiros.
- 319 hotéis contam com mecanismos de vazão nas descargas dos banheiros.
- 185 hotéis usam ar-condicionado de tecnologia VRF, que são menos poluentes e consomem menos energia.
- 172 hotéis possuem painéis solares para energia.
- 168 hotéis no Brasil compram energia verde no mercado livre.
- 58 hotéis dispõem de carregadores para veículos elétricos.
“Precisamos ser ousados o suficiente para fazer algumas mudanças que sabemos que necessitarão de investimentos a curto, médio e longo prazo. É também uma questão de mudança de hábitos e da forma como trabalhamos. Estou realmente impressionada com o que já foi feito pelos times e com o comprometimento dos nossos investidores. É excelente ver o quanto as pessoas estão engajadas no tema e o quanto querem contribuir”, finaliza Valérie.
Contatos para Mais Informações
Fabricio Oyarzabal Fensterseifer está disponível para contato nos seguintes canais:
- E-mail: fabricio.oyarzabal@rexturadvance.com.br
- Celular/WhatsApp: (51) 99241-4344