(Edição do DT com agências)
A francesa AccorHotels anunciou nesta quinta-feira (10) a aquisição da FRHI Holdings Ltd, detentora das marcas Fairmont, Raffles, and Swissôtel. “Esta é uma incrível oportunidade de adquirir três marcas de prestígio – Farimont, Raffles e Swissôtel para o nosso portfólio e um grande passo para a AccorHotels”, disse Sébastien Bazin, CEO e chairman da AccorHotels.
A FRHI possui 155 hotéis e resorts (dos quais 40 estão em fase de desenvolvimento), e mais de 56 mil quartos (dos quais 13 mil estão em fase de desenvolvimento). A empresa tem hotéis e resorts distribuídos em 34 países pelos 5 continentes, com 42 propriedades na América do Norte, 2 na América do Sul, 26 na Europa, 17 na África/Oriente médio e 28 na Ásia/Oceania.
Veja também as mais lidas do DT
AccorHotels tem como objetivo gerar cerca de € 65 milhões de receita e sinergia de custos, graças à combinação das marcas, maximização de ganhos dos hotéis, melhora da eficiência do marketing, iniciativas em canais de vendas e distribuições e a otimização do suporte de custos.
O acordo com o Qatar Investment Authority e a Kingdom Company of Saudi Arabia, que possibilitou a transação, proporciona o pagamento de €768 milhões (no valor do câmbio atual) e a emissão de 46.7 milhões de ações da AccorHotels. A transação deixará a QIA e a KHC com 10,5% e 5,8%, respectivamente, referente as ações de capital da AccorHotels. Dois representantes das empresas serão indicados para fazer parte da mesa de diretores da AccorHotels.