A Embratur e a Gol Linhas Aéreas firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nesta terça-feira (19), com o objetivo de expandir a conectividade aérea e reforçar a atração de turistas internacionais para o Brasil. A iniciativa faz parte da estratégia da Agência de Turismo de ampliar parcerias, fortalecer a malha aérea e aumentar a presença do país nos principais mercados emissores.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Embratur*
O acordo prevê ações conjuntas de marketing, participação em feiras internacionais, workshops, campanhas publicitárias e troca de dados estratégicos para identificar oportunidades. Além disso, estão incluídas iniciativas ligadas à sustentabilidade, diversidade e inclusão, reforçando o compromisso do setor turístico com a inovação e a responsabilidade social.
Cooperação de longo prazo
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que essa parceria inaugura um novo momento para o turismo brasileiro.
“Ampliar a conectividade internacional do Brasil é uma prioridade para a Embratur nesta gestão, e as companhias aéreas são parceiros fundamentais nesse propósito, assim como estados, municípios e aeroportos. Não há como pensar em ampliarmos a vinda de estrangeiros para o Brasil sem que estejamos conectados aos lugares onde estes turistas estão. Firmar essa parceria com a Gol é mais um avanço e vamos trabalhar em conjunto para seguirmos batendo recordes e promovendo desenvolvimento em nosso país por meio do turismo”, afirmou.
Expansão internacional da Gol
A Gol também vê a parceria como estratégica para sua meta de internacionalização. O diretor de Vendas da companhia, Danillo Barbizan, ressaltou:
“O processo de internacionalização da GOL, pelo qual estamos passando e que prevê um total de 25% da malha aérea da Companhia composta de voos internacionais até 2029, despertou em nós uma mudança de mindset. A atenção tem se voltado não apenas para o fomento das viagens de brasileiros rumo ao exterior, mas também para os pontos de venda e as emissões fora do Brasil, contemplando de forma mais ampla, assertiva e estratégica os estrangeiros que buscam conhecer nossos atrativos e riquezas. Essa parceria firmada com a Embratur é uma iniciativa sob medidas para que possamos atingir com sucesso esse objetivo em comum”, disse.
O ACT também inclui cooperação em projetos como o Airpass (bilhete aéreo para mobilidade interna de estrangeiros), programas de fidelidade e a participação da Gol em eventos internacionais promovidos pela Embratur.
A força da Gol no mercado
Atualmente, a Gol conecta o Brasil a 18 destinos internacionais em 13 países das Américas, além de operar cerca de 600 voos diários em aproximadamente 60 destinos domésticos, com hubs em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Em 2024, a companhia registrou 30,1% de participação no mercado doméstico e anunciou a ampliação em 50% da oferta de assentos em voos internacionais a partir de julho de 2025.
Com essa aliança, Embratur e Gol reforçam a posição do Brasil como destino estratégico e competitivo no turismo mundial, evidenciando a importância da conectividade aérea para atrair visitantes estrangeiros e gerar desenvolvimento sustentável.