(Entrevista publicada originalmente dia 3 de fevereiro)
Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO TURISMO o secretário de Turismo do Estado do Pará, Adenauer Góes, fala sobre o desenvolvimento do turismo no estado e apresenta os resultados do turismo paraense. Segundo dados do Dieese-PA, em 2013, o Pará recebeu um total de 974.052 turistas, sendo 895.478 nacionais e 78.574 internacionais, que deixaram no estado uma receita de mais de R$ 589 milhões. Adenauer fala também da reestruturação do setor de turismo, do qual resultou a extinção da Paratur. – Companhia Paraense de Turismo. Acompanhe:
DIÁRIO – Quais são os principais pontos que foram apresentados esta semana junto ao Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos do Pará (Dieese-PA) ?
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ADENAUER GÓES – Nos fizemos na realidade a apresentação dos números do turismo do estado do Pará, estes números nós temos apresentado sistematicamente neste inicio do ano, tecendo comentários sobre as metas que nós objetivávamos e as perspectivas para este ano que se inicia. Então nós tivemos um fluxo de turistas acima do que o plano de turismo do estado recomendava, o que nos fez pela primeira vez ultrapassar a marca de 1 milhão de turistas no estado do Pará. É importante destacar que esse fluxo contempla tanto turistas nacionais e internacionais.
Acompanhando este crescimento no fluxo percebemos também uma arrecadação na receita que ficou acima da meta (R$ 589 milhões), o que nos motiva muito para também ultrapassar em 2015 os números que estão programados para este ano.
DIÁRIO – O plano estratégico lançado em 2011 teve alguma influência nesses números?
ADENAUER – Com certeza, nós trabalhamos com o planejamento estratégico e inclusive laçamos no final do ano um relatório com os resultados obtidos. Os nossos números demonstraram um avanço significativo na compreensão do estado, reconhecendo que o turismo é uma atividade econômica, E que continua sendo um desafio muito grande, mas seguramente nós demos umas passadas bem largas nesse sentido. Nós investimos também na qualificação profissional, em dezembro de 2014 nós alcançamos 9.940 profissionais do turismo treinados em algum tipo de capacitação profissional. Para nós foi um número muito significativo.
Já no que diz respeito aos postos de trabalhos gerados, nós tivemos um pouco mais de um terço dos trabalhadores formais no setor de serviços no qual o turismo está inserido. O que nos faz trabalhar com o incentivo e serviço de capacitação e qualidade do serviço para gerar competitividade com outras regiões turísticas do Brasil. Queremos em 2020 tornar o Pará líder na banda amazônica do turismo.
DIÁRIO – Esses números são referente apenas à capital, Belém, ou a todo estado?
ADENAUER – A abordagem que nós fizemos abrange os seis pólos do Pará, o Pólo Belém, Pólo Marajó, Pólo Tapajós, Pólo Araguaia-Tocantins, Polo Xingú e o Pólo Amazônia.
DIÁRIO – Fale sobre a extinção da Paratur…
ADENAUER – No ano de 2011 o governador Simão Jatene (PSDB) lançou este novo plano estratégico de turismo no estado do Pará, que é um plano atualizado, comparado ao lançado em 2001. O atual foi feito pela empresa espanhola Chias Marketing que nos auxiliou na concepção. Em 11 de novembro de 2011 o governador encaminhou à Assembléia Legislativa do Estado um ante-projeto de Lei que solicitação para criação de um sistema de turismo no Estado que contemplava a criação da Secretaria de Turismo. Em janeiro de 2012 eu deixei a presidência da Paratur e assumi a Secretaria de Turismo a qual estou ajudando a montá-la. Então o governador fez a reestruturação do setor de turismo, no qual a Paratur foi extinta com o objetivo de diminuir o gasto da máquina pública, desonerando-o. Por tanto estamos readequando a secretaria neste novo momento, e crescendo junto com a secretaria. Em todo o governo 19 instituições foram extintas ou absorvidas por outras secretarias.
Nesta reestruturação de governo o plano de marketing e o plano de desenvolvimento do turismo passam para dentro da secretaria, junto à diretoria de produtos.
Estou extremamente convencido de que o Turismo em primeiro lugar é nicho importantíssimo para o desenvolvimento do estado do Pará, principalmente pela quantidade de produtos culturais que este estado é possuidor. Já são quase 400 anos de história, já que em 2016 Belém chega a seu quarto centenário.