Redação do DT
A operadora Brocker Turismo, natural de Canela, no Rio Grande do Sul, completou 20 anos em 2015. Atualmente, o grupo também conta com uma sede em Gramado, reafirmando a especialidade em pacotes voltados para quem visita a Serra Gaúcha. A loja de Gramado oferece uma estrutura de apoio com venda de passeios, tickets Bustour e central de ingressos para diversos parques, espetáculos e atrações de Gramado e Canela além de ser um ponto de apoio aos passageiros. O DIÁRIO entrevistou a diretora geral do grupo, Adriane Brocker, para saber mais sobre a trajetória da empresa. Confira:
DIÁRIO – Após 20 anos de história, o que mudou na elaboração de pacotes para a Serra Gaúcha?
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ADRIANE BROCKER – O nosso destino mudou muito nestes 20 anos, o que consequentemente fez com que as mudanças nos pacotes e serviços fossem significativas. O entretenimento, os períodos de alta e baixa temporada, o perfil do cliente, tudo isso tem sofrido grandes alterações nos últimos anos, fazendo com que nós tenhamos que diariamente repensar o nosso negócio e como estruturar os serviços para serem atrativos a essas constantes mudanças. Regularmente alteramos pontos de visitas e atrativos dos roteiros devido a inauguração constante de novos pontos. Temos ainda mais opções de gastronomia, treinamento e informações culturais à equipe de guias e motoristas, frota sempre renovada de vans, micros e ônibus, mas principalmente com a implantação do Bustour, apresentamos uma nova forma de passear em Gramado e Canela, com muito mais liberdade, atratividade, descontos e vantagens para o turista. A permanência mudou também, para conhecer hoje o “básico” da Serra Gaúcha, o turista precisa de uma semana no mínimo, antigamente em 3 ou 4 dias ele conseguia, hoje, não mais. São muitas as atrações.
DIÁRIO – Atualmente o grupo conta com sedes em Gramado e Canela. Existem planos para a expansão e instalação de filiais em outras cidades?
ADRIANE BROCKER – Nossa casa é a Serra Gaúcha, entendemos que esse destino tem muito a crescer ainda, por isso estamos cada dia mais nos especializando para prestarmos o melhor serviço e encantarmos os visitantes que aqui estão, ou seja, hoje nosso foco é aqui, com o turismo receptivo, hop-on hop-off, logística de eventos, serviços privativos, locação de veículos, tickets e hospedagem, enfim, tudo que o cliente precisa para vir ao destino. Temos muitos planos e sonhos ainda a realizar e desenvolver, mas por enquanto, todos eles focados aqui.
DIÁRIO – Houve crescimento no número de visitantes da Serra Gaúcha em 2015 com a Brocker? Qual foi a porcentagem de estrangeiros?
ADRIANE BROCKER – 2015 não foi um grande ano, pois como nos demais destinos do Brasil,houve uma retração em função da crise política/financeira e outros fatores que acabaram deixando as pessoas inseguras quanto a investir em viagens, porém, foi um ano de consolidação, onde conseguimos manter um percentual de crescimento importante para a operação da empresa. O turismo de estrangeiros não é algo substancial na nossa operação, pois hoje muitos destes clientes são nossos vizinhos do Mercosul e passam por aqui a caminho das praias, porém, percebemos um movimento nesse mercado devido a desvalorização do real. Não temos o número de estrangeiros pois hoje nosso mercado é o nacional, e temos muito a trabalhar dentro do Brasil. Este ano iniciaremos um trabalho de captação nos países vizinhos.
DIÁRIO – As fortes chuvas enfrentadas por todo o estado influenciaram na ida de visitantes à Serra Gaúcha no ano passado?
ADRIANE BROCKER – Felizmente estamos num destino livre de enchentes, onde os efeitos das chuvas passas praticamente despercebidos, porém, durante todo período foi noticiado pela mídia o que estava acontecendo no estado em função disso houveram muitos questionamentos por parte de nossos clientes, porém, não acredito que tenha sido substancial qualquer perda em função disto.
DIÁRIO – Quais novidades a Brocker Turismo tem preparado para 2016?
ADRIANE BROCKER – Com a criação do Grupo Brocker em 2015, ampliamos nossa atuação, abrangendo todo segmento de serviços turísticos da região. Por isso, 2016 é o ano da consolidação, de alinharmos nossa operação e ampliarmos nosso mix de serviços oferecidos, garantindo ao cliente que confia à Brocker a realização de seu sonho de vir a Serra Gaúcha o encantamento e a realização plena, para que retornem e divulguem espontaneamente esse maravilhoso destino.
DIÁRIO – Como a valorização do dólar em relação ao real tem influenciado a ida de brasileiros e estrangeiros para a Serra Gaúcha?
ADRIANE BROCKER – Acreditamos que a valorização do dólar tenha mudado o perfil do cliente, porém não aumentado o número de visitantes. Com certeza nos próximos anos teremos um acréscimo substancial no número de estrangeiros, pois aliado a esse fator econômico temos as ações desenvolvidas pelas secretarias de turismo em divulgar o destino no exterior, além é claro dos tradicionais eventos já realizadas em todo país para mostrar, capacitar e encantar tanto o trade turístico para vender o destino quanto o cliente final para continuar desejando a viagem a Serra Gaúcha.