O Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville (SC), passa a contar com um novo auxílio do Instrument Landing System (ILS) Categoria I. O sistema de auxílio orienta aeronaves em operações de pouso em situações meteorológicas adversas, como chuva, vento e neblina.
A homologação da operacionalidade do sistema foi feita pela Portaria nº 311 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), publicada no final de junho deste ano. O ILS orienta com precisão as aeronaves que se encontram na fase de pouso em uma pista, utilizando dois sistemas distintos: o localizer (que aponta a orientação lateral do veículo em relação à pista) e o glideslope (que mostra o ângulo do movimento de descida).
A aquisição e implantação dos equipamentos do ILS é uma responsabilidade da Aeronáutica, cabendo à Infraero realizar as obras de adequação e modernização necessárias para oferecer infraestrutura adequada às operações do sistema. Nas obras de infraestrutura para o ILS, a estatal investiu R$ 6,2 milhões.
Veja também as mais lidas do DT
“Com o ILS, será possível pousar com mais facilidade e ainda mais segurança em Joinville durante situações meteorológicas adversas, ampliando a operacionalidade dos movimentos de aeronaves no terminal”, pontuou Rones Heidemann, superintendente do aeroporto catarinense.
AV