“Spotter Point” oferece visão privilegiada das pistas de pousos e decolagens, além do pátio de aeronaves
Edição DIÁRIO com agências
O Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes ganhará, a partir desta sexta-feira (17), um “Spotter Point”. Segundo a Infraero, o espaço de observação é o primeiro do Brasil a ser idealizado, projetado e estruturado, exclusivamente, para os amantes da aviação.
Fotógrafos e cinegrafistas que têm a aviação como hobby terão uma visão privilegiada das pistas de pousos e decolagens, além do pátio de aeronaves.
Veja também as mais lidas do DT
A estrutura metálica tem 8m² e é coberta para proteção dos observadores contra calor e chuva. Ela foi instalada ao lado de uma locadora de veículos e o acesso será gratuito.
O projeto é uma iniciativa do coordenador de tráfego do aeroporto manauara, Márcio Souto, e foi conduzido pela Infraero. O Spotter Point recebeu doações de materiais de diversos parceiros do setor aéreo para a elaboração da estrutura.
Márcio, que também é spotter e apaixonado pela aviação, idealizou o local para acolhimento exclusivo dos entusiastas. “O propósito foi para atender este hobby que vem crescendo cada dia mais no país e no mundo, oferecendo um espaço seguro, confortável e com uma visão privilegiada”, disse Márcio, por meio de assessoria.
O espaço levará o nome de “Spotter Point Filipe Aquino”, uma homenagem ao jovem apaixonado pela aviação que sonhava em ser jornalista e alimentava seu blog e redes sociais com registros fotográficos feitos diariamente no Aeroporto de Manaus. Filipe faleceu em 2020, aos 15 anos.
Os spotters
A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganha uma variação: plane spotter, ou observador de aviões.
O hobby do spotting é bastante praticado em diversos países e tem crescido também no Brasil. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem a aviação.
PC