REDAÇÃO com agências –
O Aeroporto Internacional de Belém, conhecido como Aeroporto de Val-de-Cans, recebeu a certificação operacional de aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Portaria nº 3.008 foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (1). O certificado operacional de aeroporto é uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 139 da Anac.
As avaliações são orientadas pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que determina os critérios operacionais a serem atendidos por terminais no mundo inteiro.
Melhorias
Com a certificação, a agência reguladora orienta os operadores de aeroportos na análise dos riscos envolvidos em suas atividades, além de demonstrar o nível de segurança operacional a ser atingido.
Veja também as mais lidas do DT
O atestado de operação destaca ainda que o Aeroporto de Val-de-Cans está pronto para realizar operações mais exigentes com as aeronaves que pretendam partir ou chegar de Belém, além de sinalizar a possibilidade de aumento do número de operações na capital paraense.