Das agências com edição do DT
O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Julio Cezar Ribeiro conta com o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA). O novo espaço tem o objetivo de monitorar o funcionamento do aeroporto de forma integrada. Além de priorizar a gestão das operações da INFRAERO com todos os elos envolvidos nos transporte aéreo. O espaço gera em tempo real decisões colaborativas e o compartilhamento de registros de informações em todas as ocorrências.
A estrutura do CGA conta com uma sala de 82,5 m². Local onde monitores com informações dos sistemas de informações de voos; visualizador de pátio; gráfico de alocação; monitoramento de filas de canal de inspeção e área de check-in; além de sistemas de comunicação com ramais telefônicos, equipamentos de rádio comunicação, computadores e linha direta entre os CGAs de outros aeroportos e o Núcleo de Acompanhamento e Gestão Operacional da INFRAERO (Nago). A estrutura entrou em operação no dia 1º/11.
Veja também as mais lidas do DT
Para o superintendente do aeroporto Fábio Rodrigues, a implantação do CGA vai fortalecer o processo de gestão, ampliando a eficiência operacional por meio do compartilhamento de informações e da geração de sinergia entre todos os elos do sistema de aviação civil que o compõe. Essa nova estrutura, aliada com os dois briefings diários (um pela manhã e outro no início da madrugada) propicia maior fluidez na operação, com todas as informações estratégicas à mão e devidamente alinhadas para todos aqueles envolvidos nos processos de chegadas e partidas de aeronaves, embarque e desembarque de passageiros.