Nesta terça-feira (8), a Aena promoveu um encontro com a imprensa e representantes do setor turístico de Alagoas para apresentar os resultados operacionais registrados nos primeiros meses de 2025 no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Além de destacar os investimentos estruturais realizados no terminal, o evento também marcou a comemoração do primeiro aniversário da Advantage VIP Lounge, espaço criado para proporcionar mais conforto e exclusividade aos passageiros.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com números bem positivos, o início de 2025 vem consolidando a tendência de crescimento do aeródromo alagoano. No acumulado do primeiro bimestre, foram registrados mais de meio milhão de passageiros, com 6% de acréscimo em relação ao mesmo período de 2024. O mês de janeiro foi o melhor dos últimos anos, com quase 320 mil embarques e desembarques.
- Jan/25 – 319.811 passageiros (+7,5%)
- Fev/25 – 220.852 passageiros (+6%)
Os dados confirmam o ritmo alcançado em 2024, quando o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registrou mais de 2,6 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 14,2% em relação a 2023. Além disso, entre pousos e decolagens, foram 24,3 mil operações realizadas, numa alta de 13,3%. A movimentação de cargas também foi destaque, com cerca de 3,4 mil toneladas transportadas no ano passado.
O incremento na movimentação — acima da média nacional, que ficou em torno de 5% em 2024 — resulta também dos investimentos realizados pela Aena no aeroporto alagoano. “Com espaços totalmente requalificados e áreas operacionais amplas, além da aquisição de novos e modernos equipamentos tecnológicos, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares está pronto para crescer ainda mais. Colocamos sua infraestrutura a serviço do desenvolvimento da economia e do turismo do estado”, ressalta Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena Brasil.
Atualmente, 13 rotas nacionais e três internacionais conectam Maceió ao Brasil e ao mundo. Nos destinos para o exterior, há ligações diretas para Lisboa, em Portugal, e Buenos Aires e Córdoba, na Argentina. Em território nacional, o aeroporto é porta de entrada para turistas vindos de 13 cidades, incluindo regiões prósperas, como o interior e a capital de São Paulo, os dois maiores aeroportos de Minas Gerais, Brasília (DF), Cuiabá (MT) e Goiânia (GO). Conta também com voos para outras duas capitais do Nordeste: Recife (PE) e Salvador (BA).
Inovação comercial
Dentro das transformações implementadas pela Aena, estão os investimentos realizados para a configuração de um novo mix comercial. O aeroporto ganhou a ampla Advantage VIP Lounge, com 450 m² de muito conforto, e um maior número de lojas, cafés e restaurantes, oferecendo uma gama mais variada de serviços. Ao todo, são 2.062 m² de área locável, que proporcionam opções diversificadas para os passageiros — o espaço foi duplicado após as obras de melhorias estruturais empreendidas pela concessionária.
“Lembro de estar aqui há um ano e celebrar a abertura do nosso lounge com a expectativa de que quem passasse pelo aeroporto de Maceió pudesse conhecer nosso espaço e desfrutar da qualidade do atendimento, do nosso buffet e da nossa estrutura. Hoje, a gente colhe os frutos do nosso trabalho e temos uma sala consolidada, linda, eficiente, que atende com excelência o cliente que embarca ou desembarca na capital alagoana. Temos mais planos para Maceió e nossa expectativa é ampliar ainda mais nosso espaço, caso a demanda siga se ampliando”, destaca Rute Scheliga, CEO da Advantage.
Sustentabilidade
Os aportes também trouxeram resultados para a área de meio ambiente. O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares ficou em primeiro lugar no ranking de Aeroportos Sustentáveis, divulgado anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Recentemente, também recebeu a certificação Airport Carbon Accreditation (ACA) Nível 1, que reconhece os esforços na medição da pegada de carbono, identificação de fontes emissoras e cálculo anual de emissões. O aeródromo utiliza energia 100% renovável, comprada de fontes certificadas através do mercado livre. Uma estrutura de drenagem foi implantada, com canaletas nas laterais do pátio de aviação que levam materiais líquidos para caixas separadoras de água e óleo. Houve ainda a modernização dos equipamentos da central de água gelada, utilizada para climatização.