Aeroportos brasileiros têm piora de pontualidade nos primeiros cinco meses do ano

Continua depois da publicidade

Levantamento da AirHelp, maior empresa global especializada em direitos de passageiros aéreos, apontou que 8 entre os 10 principais aeroportos brasileiros tiverem piora no índice de pontualidade nos cinco primeiros meses deste ano frente a igual período do ano anterior. Afonso Pena, em Curitiba, e Viracopos, em Campinas, registraram uma queda significativa nos índices de pontualidade. Os dois aeroportos haviam entrado na lista dos dez melhores do mundo, segundo o ranking AirHelp Score, divulgado em maio e que avaliou os melhores do mundo em 2018. Entre as companhias aéreas, a Gol piorou a pontualidade dos voos, enquanto a Latam  teve melhora no quesito. A Azul manteve os mesmos níveis de performance do ano anterior.

 EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências.

No período analisado, a Gol teve aproximadamente 22% dos voos com atraso, piorando o resultado frente ao ano passado (19%). Por causa disso, o OTP (On-time Perfomance), que é o índice de pontualidade que mensura voos que pousam com até 15 minutos de diferença do horário previsto de chegada, caiu de 81% para 78%.

Veja também as mais lidas do DT

 

Por outro lado, a chilena Latam Airlines, que tem forte atuação no Brasil, melhorou a sua performance nos cinco primeiros meses do ano, diminuindo atrasos de voos de 19% para 9%, registrando uma melhora do índice de OTP de 81% para 91%. Já a Azul teve cerca de 17% de voos impontuais e um OTP de 83%, mantendo os mesmos índices de desempenho do ano anterior.

 

Em maio, o ranking internacional AirHelp Score anunciou a lista dos melhores aeroportos e companhias aéreas referentes ao desempenho em 2018. As empresas brasileiras não entraram no top 10. A Azul Airlines ficou no 29º lugar, enquanto a Gol Intelligent Airlines ficou na 58ª posição e a chilena Latam ficou em 6º lugar. Apesar de terem pontuação satisfatória em termos de serviço e performance de partida e chegada no horário, as companhias aéreas brasileiras foram mal avaliadas no atendimento a queixas de passageiros – por exemplo, quando um voo sofreu atraso, cancelamento ou superlotação.

 

A companhia aérea mais bem cotada no ranking AirHelp Score foi a Qatar Airways, seguida pela American Airlines e Aeromexico. O ranking avaliou as 72 principais companhias do mundo em 2018, levando em conta informações de voos da base de dados da AirHelp e centenas de pesquisas com passageiros. No total, cerca de 40 mil usuários contribuíram com a pesquisa, que contou com a participação de cerca de 2,5 mil brasileiros.

Companhia aérea

Pontualidade (OTP)

em 2018

Pontualidade (OTP)

de janeiro a maio de 2019

Gol Intelligent Airlines

81%

78%

Latam Airlines

81%

91%

Azul

83%

83%

 

Aeroportos registram mais atrasos em 2019

 

Oito dos 10 aeroportos analisados no levantamento tiveram queda de performance. Entre os dois que apresentaram evolução estão: o Aeroporto Internacional de Brasília–Presidente Juscelino Kubitschek, que teve alta do OTP de 82% para 83%; e o Aeroporto Internacional São Paulo–Guarulhos (SP), que variou de 75% para 76%.

 

De acordo com o levantamento, o Aeroporto internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), que ficou em 4º lugar no ranking AirHelp Score, teve uma queda no desempenho. As disrupções de voo cresceram de 16% para 20% nos cinco primeiros meses do ano e o índice OTP caiu de 84% para 80%.

 

Em relação ao Aeroporto Internacional de Viracopos, que ficou em 10ª posição no ranking, a queda foi ainda maior. O desempenho caiu de 84% para 78%, com disrupções de voos saltando de 16% para 22%.

 

O Brasil foi o único país a ter dois aeroportos na lista dos dez melhores do mundo no ano de 2018, segundo o ranking AirHelp Score. No total, 12 aeroportos brasileiros ficaram entre os Top 50, como o Aeroporto Internacional de Recife (11º lugar), o Tancredo Neves – Confins (15º) e o Santos Dumont (17º), no Rio de Janeiro.

 

De acordo com o ranking, o melhor do mundo é o Aeroporto Internacional Hamad, no Catar, seguido pelo Aeroporto Internacional Tóquio Haneda, no Japão, e o Aeroporto Internacional de Atenas, na Grécia.

 

 Evolução da performance dos aeroportos brasileiros

 

Aeroporto

Pontualidade (OTP)

em 2018

Pontualidade (OTP)

de janeiro a maio de 2019

Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba (PR)

84%

80%

Aeroporto Internacional Viracopos – Campinas (SP)

84%

78%

Aeroporto Internacional de Recife (PE)

81%

79%

Aeroporto Internacional de Brasília–Presidente Juscelino Kubitschek

82%

83%

Aeroporto Internacional Tancredo Neves – Confins (BH)

81%

81%

Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro (RJ)

82%

76%

Aeroporto Internacional Pinto Martins – Fortaleza (CE)

80%

79%

Aeroporto Internacional Salgado Filho – POA (RS)

81%

79%

Aeroporto Internacional Rio-Galeão (RJ)

81%

80%

Aeroporto de Congonhas – São Paulo (SP)

80%

79%

Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães – Salvador (BA)

80%

75%

Aeroporto Internacional São Paulo–Guarulhos (SP)

75%

76%

 

https://www.airhelp.com

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade