Com o objetivo de diversificar e ampliar as fontes de receita nos aeroportos concedidos à iniciativa privada, o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, lançará nesta segunda-feira (15) o programa Investe Mais + Aeroportos.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias
A iniciativa visa transformar os terminais aéreos em hubs multifuncionais, com a instalação de empreendimentos como shoppings centers, hotéis, hospitais, galpões logísticos e centros de convenções, reposicionando os aeroportos como centros estratégicos de negócios, serviços e entretenimento.
A proposta do programa é flexibilizar os contratos de cessão de uso das áreas localizadas dentro dos aeroportos, permitindo que as concessionárias firmem acordos com prazos mais extensos — o que facilita a amortização de investimentos substanciais em infraestrutura. Essa medida representa uma guinada na gestão aeroportuária, alinhando o Brasil às tendências internacionais, onde até 60% das receitas de grandes aeroportos provêm de fontes não tarifárias, como lojas, serviços e atividades corporativas.
De acordo com Clarissa Barros, secretária nacional de Aviação Civil substituta, essa nova abordagem pode inclusive tornar viável financeiramente a operação de aeroportos de menor porte, cuja sustentabilidade depende fortemente de receitas alternativas. “A expansão desse tipo de contrato permite a instalação de grandes empreendimentos, o que muitas vezes é essencial para a sobrevivência econômica de aeroportos regionais”, ressalta.
Entre 2023 e 2025, o setor já aprovou 19 novos empreendimentos comerciais em aeroportos brasileiros, resultando em um volume de investimentos da ordem de R$ 4,5 bilhões. A expectativa é de que o Investe Mais + Aeroportos potencialize ainda mais esse movimento, atraindo investidores nacionais e internacionais para explorar o alto fluxo de passageiros e a localização estratégica dos terminais. Com a abertura para escolas, casas de espetáculo e até usinas de energia, o programa promete redesenhar o ecossistema dos aeroportos brasileiros, conectando mobilidade, comércio e inovação.