Agências de Viagens Online (OTAs) crescem na preferência do cliente para reserva de hotel

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A Mapie, consultoria brasileira especializada em gestão de projetos e hospitalidade em turismo e hotelaria associada à PhoCusWright, líder mundial em pesquisas de mercado na indústria de viagens, e o blog de tendências Disque9 realizaram uma pesquisa sobre o futuro das vendas na hotelaria nacional – etapa hóspedes. O estudo levantou características, desejos e necessidades dos hóspedes brasileiros na hora de reservar um hotel, seja em viagens de trabalho ou a lazer.

Com abrangência nacional, o estudo mostrou que mais da metade dos entrevistados (50,42%) visita de dois a três sites antes de escolher um hotel em determinada localidade, enquanto 24% dizem acessar de quatro a cinco. Segundo a opinião de 80,49% dos entrevistados, o principal motivo dessa comparação é a possibilidade de checar o custo X benefício do empreendimento. Na sequência aparecem os comentários de outros clientes que já estiveram naquele hotel (58,54%).

A pesquisa também mostra que os entrevistados têm opiniões divididas quanto a hotelaria brasileira: 50% afirmam que a oferta é adequada para as necessidades na maior parte das cidades do Brasil; os outros 50% dizem que os hotéis brasileiros poderiam ser mais leves, mais modernos, com mais personalidade e serviços e processos menos burocráticos. Dessa forma, a maioria (78,7%) aponta que a hotelaria brasileira é cara para o que oferece.

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O estudo também apontou crescimento nas reservas diretas na própria página do hotel. Em 2013, a pesquisa da Mapie sobre comportamento de hóspedes identificou que 19,44 % dos entrevistados faziam suas reservas através do site do hotel, enquanto nesta o número sobe para 23% nas viagens corporativas e 47% a lazer. Os sites de viagens (OTAs) também experimentaram um aumento acentuado tanto para viagens de negócios quanto viagens a lazer, saltando de 8,10% no ano anterior para 21% em 2014. Um comportamento já esperado, principalmente pelo avanço da tecnologia móvel e pela familiaridade dos hóspedes em compartilhar suas experiências nas redes sociais e sites especializados de avaliação.

Ainda, nas viagens a lazer as OTAs tiveram expressivo aumento no comparativo, deixando a marca de 26,29% para os atuais 64%, atingindo um crescimento de 143%. Para este tipo de viagem as páginas dos hotéis aparecem na segunda posição como canal de reservas com 47% no levantamento atual e 26,29% em 2013. Nas viagens corporativas as principais ferramentas de reservas são o site do hotel e o departamento de viagens da empresa, ambas com 23%, mas seguido de perto pelos sites de viagens que aparecem com 21% da amostra.

O estudo também questionou os participantes sobre a plataforma utilizada pelos hóspedes para efetuarem as buscas online e o laptop foi indicado como o principal meio, com 91,2%, porém o smartphone e o tablet aparecem em seguida, com 68,8% e 58,4%, respectivamente, e estão à frente do desktop, citado por apenas 54,4%.

Para acesso ao conteúdo completo da pesquisa acesse o blog Disque9: www.disque9.com.br.

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