Confiantes, 71,5% das agências e operadoras de turismo acreditam que irão aumentar vendas, e 67,7% creem na ampliação no faturamento. Saiba mais abaixo!
As expectativas estão altas para a consolidação da recuperação do setor de turismo no Brasil. Cerca de 71% das agências e operadoras de turismo que atuam no território nacional acreditam no crescimento do número de pessoas interessadas em viajar no segundo semestre do ano, aumentando a demanda pela contratação de serviços. Em relação ao faturamento, o otimismo é líder entre 67,7% dos empresários que atuam neste segmento.
Estados com altas expectativas de demanda e faturamento
Os responsáveis por agências de viagens mais confiantes estão no Paraná. Lá, 81,8% esperam aumento na demanda por serviços. Eles são seguidos por empresários que atuam nos estados de Santa Catarina (74,6%), São Paulo (72,5%) e Rio Grande do Sul (74,1%).
Em relação a expectativa de ampliação no faturamento a partir do número maior de pessoas interessadas em viajar, os empresários do Paraná também lideram (76,9%). Ainda mantêm em alta as expectativas para o segundo semestre àqueles que atuam nos estados de Santa Catarina (73,1%), São Paulo (69,7%), Rio de Janeiro (66,4%) e Rio Grande do Sul (66,1%).
Os dados registrados são da Pesquisa de Sondagem Empresarial com Agências e Operadores de Turismo no Brasil, realizada pelo Ministério do Turismo entre os meses de maio e junho de 2022. O objetivo da pesquisa é mapear o desempenho e a perspectiva destes estabelecimentos no país.
Contratações no setor turístico
A pesquisa aponta ainda que, para 54% das agências ouvidas, a perspectiva é de estabilidade no que se refere ao número de empregados. Outros 34,9% esperam aumento de contratações, enquanto 11,2% acreditam em queda.
Confira a amostragem completa aqui.
Veja também as mais lidas do DT
EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.