Uma paisagem formada por um bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga, é cenário de um dos roteiros do Projeto Talentos do Brasil Rural, criado para fortalecer a relação entre a agricultura da familiar e o turismo. O Sítio Santa Izabel, a dois quilômetros do município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, revela um pouco da cultura e da produção do sertão potiguar.
Além de apreciar a gastronomia tradicional, o turista visita uma região com serras, rios, açudes e sítios arqueológicos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Turismo (MTur) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
No sítio, além de cultivar, o casal Francisco Alves Sobrinho e Maria Aparecida de Souza, cria gado leiteiro. Do leite produzido, parte é comercializado nas indústrias locais, e a outra serve de matéria-prima para a produção de doces, queijos e manteiga de garrafa que são servidos aos visitantes. “É uma forma da gente mostrar ao visitante que é possível conviver com a seca e, mesmo assim, ter qualidade de vida e produzir alimentos. Aqui na propriedade, recebemos muitos visitantes que querem ver e saber como é que conseguimos fazer tudo isso. É gratificante mostrar que, com apoio, temos boas condições de desenvolver um bom trabalho”, comemora Francisco.
Atrativo
De acordo com o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Onaur Ruano, os produtos da agricultura familiar agregam valor à oferta turística. “Dessa forma, as técnicas e os saberes tradicionais são valorizados e, além disso, os visitantes podem saborear alimentos saudáveis”, disse.
No total, fazem parte do roteiro do Seridó Rural dez empreendimentos. Entre eles, nove da agricultura familiar, que valorizam a identidade cultural da região, promovem a geração de emprego e renda, e agregam valor à produção de grupos locais. As propriedades que foram mapeadas e apresentadas ao mercado turístico receberam consultoria especializada e apoio à comercialização.
MVB



