Em apoio ao Dia Internacional contra a LGBTfobia, comemorado em 17 de maio, a Air France realizou um voo simbólico no dia 16. A operação do voo AF442, com destino ao Rio de Janeiro (GIG), integrou as ações da companhia para reforçar seu compromisso com a diversidade e os direitos da comunidade LGBTQIA+.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a tripulação do voo que partiu de Paris foi composta por pilotos e comissários que apoiam à causa e se voluntariaram para participar desse voo especial. Ainda em Paris, eles foram recepcionados por Laurent Lafontan, Vice-presidente Executivo de Operações, e Delphine Pilorgez, Diretora Geral de Atendimento a Bordo, que estiveram presentes para reforçar o compromisso da companhia contra a LGBTFobia. Já em solo carioca, os pilotos, como um gesto simbólico, colocaram do lado de fora do cockpit a bandeira do orgulho LGBTQIA+ e foram recebidos no desembarque pela equipe da Air France no aeroporto e uma delegação do Consulado Francês no Rio. Esta ação especial contou ainda com o apoio do Aeroporto RIOgaleão, importante parceiro do Grupo Air France-KLM, que deu todo o suporte operacional em terra para a ação junto à tripulação.
“A diversidade é um dos valores que orientam nossas ações diariamente. Este voo simbólico representa nosso compromisso contínuo com o respeito, a inclusão e o apoio à comunidade LGBTQIA+. Nosso objetivo é garantir que todos os colaboradores e clientes se sintam acolhidos e representados em nossa companhia”, afirma Manuel Flahault, diretor geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul.
“Neste Dia Internacional contra a LGBTfobia, saúdo o compromisso da Air France e do coletivo Personn’Ailes, que permitiram à voz da França, representada pelo embaixador Jean-Marc Berthon, a atravessar o Atlântico para reafirmar aqui, no Rio, nosso apego aos direitos fundamentais. É um gesto simbólico e forte, que representa uma diplomacia humanista, inclusiva e comprometida”, ressalta Gérard Maréchal, Cônsul-geral da França no Rio de Janeiro.

No dia seguinte ao voo, sábado 17 de maio, representantes da Air France, Accor, Aeroporto RIOgaleão e do Consulado Francês no Rio se reuniram no Hotel Fairmont, em Copacabana, para compartilhar boas práticas e desafios. “Inclusão e diversidade são compromissos que orientam nossas ações diárias e se refletem na forma como acolhemos nossos hóspedes, desenvolvemos nossas equipes e nos engajamos com a comunidade. Reunir representantes de empresas comprometidas com essa causa é essencial para ampliar o diálogo, compartilhar experiências e impulsionar a transformação na sociedade. No Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, acreditamos que celebrar a diversidade está no coração da verdadeira hospitalidade”, afirma Netto Moreira, Gerente Geral do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana e Directeur Général Délégué Luxe Rio de Janeiro (Fairmont, Sofitel, MGallery).
A Air France se compromete ativamente a prevenir qualquer forma de discriminação relacionada a sexualidade e identidade de gênero, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo, onde todos os colaboradores possam ser plenamente quem são. Desde maio de 2019, a empresa é signatária da Carta de Compromisso LGBT+ da associação L’Autre Cercle, que atua no combate à LGBTfobia no ambiente profissional.
A companhia também apoia, desde sua criação em 2001, a Personn’Ailes — associação LGBT+ e LGBT friendly dos funcionários do grupo Air France-KLM. Juntas, a companhia e Personn’Ailes desenvolvem ações de sensibilização voltadas tanto aos colaboradores quanto aos clientes. Entre essas iniciativas estão os voos especiais Rainbow (arco-íris), realizados por Air France, Hop e Transavia, que dão visibilidade à diversidade e reforçam o compromisso da empresa com uma aviação mais acolhedora e representativa.
Sobre a Air France
Há 90 anos, a Air France atua como embaixadora do savoir-faire francês em viagens, conectando a França ao mundo com excelência e elegância.
A Air France está totalmente comprometida com a redução de sua pegada de carbono. Com a modernização da frota, o aumento do uso de combustível sustentável de aviação e a adoção de práticas de eco-pilotagem, a companhia tem como objetivo reduzir em 30% as emissões de CO₂ por passageiro-quilômetro até 2030, em comparação com 2019.
Sempre que possível, a companhia também oferece aos seus clientes soluções de mobilidade mais sustentáveis, como alternativas intermodais em parceria com a SNCF. Para saber mais sobre os compromissos ambientais da Air France, visite Link.