(Edição do DT com agências)
O Airbnb, maior comunidade de hospedagem alternativa do mundo, acaba de adotar um sistema de pagamentos locais no Brasil. A plataforma online, presente em mais de 190 países e 34 mil cidades, vai permitir aos usuários reservar suas acomodações, realizando pagamento através de cartões de crédito nacionais e por boletos. Além disso, os viajantes também poderão parcelar o valor da hospedagem, recurso inédito na plataforma.
As novidades chegam dois meses após o Airbnb ser anunciado como o fornecedor oficial de serviços de hospedagem alternativa dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O Airbnb oferecerá pagamento parcelado sem juros por tempo limitado, como parte da promoção para o período de aquisição de ingressos do Rio 2016, que começou em 31 de março e segue em suas várias etapas até maio de 2016 com a venda em bilheteria.
Veja também as mais lidas do DT
“O novo modelo de cobrança foi planejado para atender as necessidades do mercado brasileiro e tornar a experiência de reservar uma acomodação algo mais familiarizado, simples e seguro”, afirma Christian Gessner, diretor geral do Airbnb no país.
Ao oferecer meios de pagamento locais, o Airbnb espera conquistar mais usuários, além de ajudar os brasileiros a viajar usando um sistema ao qual eles estão acostumados e usam com frequência. Entretanto, as pessoas que já cadastraram cartões internacionais na plataforma podem atualizar suas informações para usar o pagamento local. Além de facilitar o processo, a cobrança em reais elimina as taxas de transação sobre moeda estrangeira, normalmente cobradas pelas empresas de cartão e pelos bancos.
A estrutura de pagamento local foi desenvolvida para proteger os usuários de fraudes, por essa razão, eles são orientados a não realizar transações fora do ambiente da plataforma. Se houver algum problema, a empresa disponibiliza suporte ao cliente.