A compra, segundo o Airbnb, “dá a oportunidade de aceleramento do trabalho de construção de uma plataforma de viagens de ponta que sirva a todos”
Edição do DIÁRIO
Os termos do acordo entre o Airbnb e o HotelTonight ainda não foram divulgados. Sabe-se, no entanto, que a HotelTonight arrecadou quase US$ 130 milhões em financiamento de investimentos desde sua criação no final de 2010. A compra, segundo a Airbnb, dá a chance de “acelerar o trabalho de construção de uma plataforma de viagens de ponta a ponta que sirva a todos”.
Não está claro o que a Airbnb fará com a sua mais recente aquisição a médio e longo prazo – apenas afirmando o que parece ser um retorno ao enfoque de última hora que o HotelTonight lançou na virada da década. A maior parte da retórica no anúncio diz respeito à destreza do HotelTonight com sua relação com hotéis boutique e como o acordo tornará mais fácil para as pessoas que usam o Airbnb encontrar acomodações em curto prazo.
Veja também as mais lidas do DT
“A disponibilidade de hotéis boutique – além de salas privadas e casas inteiras que podem ser reservadas instantaneamente – ajuda a garantir que estadias autênticas e de alta qualidade estejam disponíveis sob demanda, especialmente no último minuto”, afirmou o Airbnb em um trecho do comunicado. O HotelTonight também trabalha com muitos hotéis da cadeia em sua rede de cidades ao redor do mundo. Tem uma janela de reserva de 100 dias.
O Airbnb explicou que o aplicativo HotelTonight e o site continuarão a operar, com o CEO e co-fundador Sam Shank se reportando ao presidente da Airbnb, Greg Greeley. Todos os funcionários vão se juntar à Airbnb, diz a empresa, com exceção de três executivos não nomeados da HotelTonight, cujos papéis não continuam após o fechamento do negócio.
Estratégia para hotéis
A aquisição segue uma mudança deliberada na ênfase do Airbnb ao longo dos últimos 12 meses para expandir além das acomodações privadas para incluir hotéis – uma estratégia de distribuição por meio de canal de terceiros que continuarão. A empresa anunciou ainda um programa para permitir que os hotéis sejam oficialmente incluídos no serviço principal em fevereiro de 2018. Segundo o CEO Brian Chesky “a empresa está 100% lutando contra agências de viagens online”, como Expedia e Booking.com.
A maior rodada do HotelTonight veio em um pedaço de US$ 45 milhões do fundo Coateau Management em 2013. Na época, nenhum de seus rivais, como o Blink Booking da Espanha, o HotelQuickly de Hong Kong, o JustBook da Alemanha, o Hot Hotels do Reino Unido ou a Priceline dos Estados Unidos havia solicitado níveis de investimento como esse.