InícioEconomia do turismoParque Nacional do Iguaçu tem o melhor novembro da...

Parque Nacional do Iguaçu tem o melhor novembro da história em visitação

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as mundialmente famosas Cataratas do Iguaçu, encerrou novembro com o maior volume de visitantes já registrado para o mês. Ao todo, 199.380 pessoas de 132 países passaram pela unidade de conservação, consolidando o destino como uma das principais referências de turismo de natureza no Brasil e no mundo.

REDAÇÃO DIÁRIO – com assessorias 

O desempenho supera o recorde anterior, de 2019, e representa crescimento de 3,42% em relação ao mesmo período do ano passado. Para a Urbia+Cataratas, concessionária responsável pela gestão turística, os números reforçam o aquecimento para a alta temporada. Com o movimento esperado em dezembro, período de férias e festas, a projeção é de ultrapassar 2 milhões de visitantes no acumulado anual.

Eventos recentes também impulsionaram o fluxo turístico. Somados, o Cataratas Day (9 de novembro) e o feriado prolongado da Consciência Negra (20 a 23 de novembro) atraíram mais de 50 mil pessoas ao parque.

Vista das Cataratas do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural e destaque absoluto do turismo brasileiro - Crédito: Urbia Cataratas — Parque Nacional do Iguaçu
Vista das Cataratas do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural e destaque absoluto do turismo brasileiro – Crédito: Urbia Cataratas — Parque Nacional do Iguaçu

Crescimento sustentado e busca por natureza

Segundo Mario Macedo Junior, CEO da Urbia+Cataratas, o avanço contínuo da visitação é reflexo direto da evolução da oferta turística e da promoção do destino Foz do Iguaçu. Para ele, a conexão com a natureza tem sido determinante para atrair cada vez mais visitantes.

No acumulado de janeiro a novembro, o Parque Nacional do Iguaçu já recebeu 1.859.586 visitantes, uma alta de 9,18% em relação ao mesmo período de 2024.

Quem mais visitou o parque em novembro

Os brasileiros seguem na liderança, com 119.248 visitantes. Em seguida aparecem:

  • Argentina – 25.132

  • Alemanha – 7.004

  • Paraguai – 5.325

  • Estados Unidos – 5.232

  • Espanha – 4.381

  • França – 3.597

  • China – 2.584

  • Colômbia – 1.988

  • Itália – 1.873

Novos atrativos enriquecem a experiência

A ampliação da experiência turística tem sido essencial para manter o interesse crescente do público. Entre as novidades estão trilhas renovadas, ciclovia pavimentada e atividades exclusivas como Amanhecer nas Cataratas, Pôr do Sol e Céu das Cataratas. O Bike Iguaçu, voltado a quem busca uma imersão na Mata Atlântica, também tem ganhado destaque.

No final de outubro, o parque inaugurou ainda o Espaço Usina, localizado no fim do Circuito São João, ampliando a oferta de experiências sustentáveis e educativas.

Orientações ao visitante

Os ingressos para dezembro e para todo o ano de 2026 já estão disponíveis em cataratasdoiguacu.com.br, com recomendação de compra antecipada para evitar filas. O bilhete inclui acesso à Trilha das Cataratas e a outros cinco caminhos dentro da unidade.

Como se trata de um ambiente natural, são recomendados calçados fechados, roupas confortáveis e protetor solar. Entre as orientações indispensáveis estão não alimentar animais, respeitar as áreas demarcadas e descartar resíduos corretamente.

Sobre o Parque Nacional do Iguaçu

Gerido pelo ICMBio e com visitação operada pela Urbia+Cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu é Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e referência internacional em turismo sustentável. A unidade foi eleita a principal atração turística do Brasil e da América Latina pelos usuários do Tripadvisor no Travellers’ Choice – Best of the Best 2025.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque