(Edição do DT com agências)
O primeiro A321neo, da Airbus, completou seu voo inaugural na terça-feira (9) em Hamburgo, na Alemanha. A aeronave, de registro D-AVXB, foi operada em voo experimental pelos pilotos de teste, Martin Scheuermann e Bernardo Saez Benito Hernandez.
Acompanhando os pilotos no cockpit, estava o engenheiro de voos teste, Gérard Leskerpit, e, monitorando o progresso do voo, os também engenheiros de voos teste, Sandra Bour Schaeffer e Emiliano Requena Esteban.
Veja também as mais lidas do DT
Durante o voo com duração de cinco horas e 29 minutos, foram avaliadas a variação de velocidade, o comportamento dos sistemas e validação do envelope de voo da aeronave. O A321neo irá se juntar à frota de testes NEO e realizar um programa de testes parcial para validar o impacto na capacidade de manobras, desempenho e sistemas. O primeiro A321neo será entregue no fim de 2016.
Este modelo é o maior membro da Família A320neo e incorpora muitas inovações, incluindo motores de última geração, dispositivos de ponta de asas, Sharklets, e melhorias de cabine que, juntas, oferecem até 20% de economia de combustível até 2020. A campanha de testes do A320neo já acumulou 1,9 mil horas em mais de 640 voos desde sua primeira operação, em 25 de setembro de 2014.