O Airbus A350-900 decolou nesta manhã (24) para a fase final de certificação. Os Testes de Rotas, que são desenvolvidos para demonstrar que o avião está pronto para ser operado por companhias aéreas, incluirão desempenho em aeroporto de grande altitude, ensaios de autoaterrissagem, turnaround e serviços de manuseio em aeroportos. O itinerário da turnê mundial do A350 inclui 14 grandes aeroportos, uma rota via Polo Norte. Alguns voos terão passageiros a bordo.
A turnê usando a aeronave de teste A350 MSN5 faz parte da campanha de testes de certificação. O avião (MSN5) é um dos cinco da frota de testes e um dos dois com a cabine totalmente funcional (42 assentos na classe executiva e 223 na econômica).
Os testes são parte dos últimos ensaios exigidos para a Certificação de Tipo de aeronave, programada para o terceiro trimestre deste ano. A entrega do primeiro avião, para a Qatar Airways, acontecerá até o final do ano.
A turnê de testes, com duração de três semanas e com quatro viagens, começará em Toulouse, na França e seguirá, passando por diversas cidades no mundo e retornando para Toulouse.
Atualmente, cinco aeronaves A350 de desenvolvimento estão voando e ativamente envolvidas no intensivo programa de testes, que já realizou mais de 540 voos e 2.250 horas de voo.
O A350 XWB é a mais recente adição à linha de produtos widebody, líder de mercado da Airbus, com 25% de redução no consumo de combustível. A nova Família A350 XWB, de médio porte e longo alcance, é formada por três versões de 276 a 369 assentos.
MVB