Das agências com edição do DT
Em junho deste ano, o prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, assinou o tombamento do Parque Knorr, num ato que coroou três anos de esforços da Aldeia do Papai Noel, do Conselho de Proteção Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural de Gramado, do Ministério Público de Gramado, do Poder Judiciário, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e de toda a comunidade gramadense.
Com o tombamento, nenhuma edificação mais poderá ser construída dentro de toda a área do parque. A Aldeia continua com o funcionamento normal das atuais atividades, aberta todos os dias do ano.
Veja também as mais lidas do DT
20 anos de preservação com a Aldeia
A Aldeia do Papai Noel está localizada nos mais de 80 mil metros quadrados de área verde do Parque Knorr. O local foi criado em 1940 por Oscar Knorr e tem a vista do Vale do Quilombo. São 20 anos de atividade turística com papel ambiental importantíssimo:
- preservação dos pinheiros alemães
- preservação dos imensos xaxins
- plantio constante de novas mudas de pinheiros e hortênsias, a flor símbolo da região
A casa de Oscar Knorr também está integralmente preservada, com cômodos e móveis originais, que apenas ganharam decoração natalina.
Compromisso com a comunidade e o turismo em Gramado
O parque é mantido aberto o ano inteiro, com todos os serviços e a mesma equipe de 30 funcionários. A Aldeia do Papai Noel foi apontada entre os 10 melhores parques de diversão do Brasil e da América do Sul em ranking do TripAdvisor.
Desde a sua inauguração, a Aldeia do Papai Noel manteve o ideal de proporcionar à crianças carentes o acesso ao parque de forma gratuita. O local não cobra ingresso de escolas públicas e instituições assistenciais.
As atrações do Festival dos Papais Noéis em 2018
Piquenique:
Papais Noéis estenderão suas toalhinhas xadrezes no gramado para uma refeição lúdica aproveitando o espírito e a paisagem de pinheiros.
Rappel do Papai Noel:
Os Papais Noéis precisam se exercitar para enfrentar a maratona de Natal. Neste ano, a atividade física preparatória na Aldeia será subir nos pinheiros do Parque Knorr. Ação acontece com a orientação de profissionais especializados que sabem de segurança, mas que poderão também aprender com os PNs. Afinal, eles são os experts de escalada em telhados para acessar as chaminés das casas para entregar os presentes.
Papai Noel cuida do Lixo:
Os Papais Noéis vão varrer e recolher as folhas e grimpas na Aldeia, conversando e aprendendo sobre como o lixo orgânico se acumula na natureza e como é eliminado. Você sabia que todo material orgânico morto na natureza é decomposto por fungos e que sem esse trabalho a Terra há muito teria sufocado sob um cobertor de matéria orgânica criado pelas plantas?
Trilha Ecológica:
Papais Noéis vão fazer uma trilha através da exuberante área verde da Aldeia. Ação acontece para reconhecer a riqueza e diversidade ecológica do parque com a orientação de um biólogo.
Inauguração do espaço de oração Vó Lacy:
A Aldeia do Papai Noel tem um local de intensa energia espiritual, com vista belíssima para o Vale do Quilombo, onde os turistas, já há muitos anos, vão para rezar. Este espaço agora se torna oficial na Aldeia com um paisagismo todo natural. É um local para reflexão e fortalecimento da fé, essa força espiritual que nos move e nos torna melhores como seres humanos.
Promoção Cultural “Uma mensagem para aldeia do Papai Noel”:
Como comemoração ao TOMBAMENTO do Parque Knorr, agora protegido na preservação do seu ambiente ecológico e cultural, a Aldeia lançou a promoção em que, durante dois meses, pessoas de todo o Brasil mandaram suas mensagens. Foram vídeos, desenhos, poesias e frases manifestando o que é mais significativo da Aldeia do Papai no Parque Knorr. Os Papais Noéis escolheram três das mais expressivas e os seus autores receberão um smartphone cada como reconhecimento. O smartphone será enviado pelo Correio para o autor, com uma cartinha de parabéns escrita pelo Papai Noel.
Quermesse Beneficente:
Nona edição da Quermesse Beneficente, na qual entidades assistenciais de Gramado ocupam espaços cedidos pela Aldeia do Papai Noel para comercializar o artesanato e os produtos alimentícios fabricados pelos seus assistidos. A comunidade de Gramado tem o ingresso gratuito nos dias da Quermesse e toda a renda é revertida em benefício das entidades.