Somik Das, analista sênior de energia da GlobalData, comenta: “A GlobalData estimou que a participação da energia solar fotovoltaica como porcentagem da geração total na Alemanha, Espanha e Reino Unido foi de 27,4% em 2019, e agora está estimada em mais de 30% , em 2020. Consequentemente, a geração com base no carvão nesses países deve sofrer um impacto de mais de 10% este ano. Portanto, espera-se que os desenvolvedores prefiram a geração a partir de fontes renováveis, pois são econômicas e ecológicas. ”
A Fraunhoffer ISE da Alemanha e a Red Electrica De Espana da Espanha registraram uma queda no mês a mês de 36,9% e 35,7% para a geração de carvão, respectivamente, em abril. O Reino Unido também funcionou sem geração a carvão por mais de dois meses. Os benefícios de um ambiente livre de poluição e um verão de alto rendimento desempenharam um papel fundamental no aumento da geração de renováveis. Como as atividades econômicas provavelmente não começarão com força total imediatamente, os desenvolvedores nos países da UE prefeririam gerar a partir de fontes de energia renováveis com boa relação custo-benefício em um futuro próximo.
Das acrescentou: “Em meio aos vários obstáculos causados pelas restrições do COVID-19, o aspecto positivo para o setor de energia é o desempenho das energias renováveis para preencher a lacuna que ocorreu devido ao desligamento temporário das usinas que dependem do fornecimento de combustível e administração. A indústria estima que cerca de 39% das emissões de carbono do sistema elétrico da Europa foram cortadas, o que impulsionou o caso de sistemas renováveis que podem operar de maneira uniforme e confiável. ”