Por Marcelo Villas Bôas, repórter do DT
A Alemanha tem investido nos últimos anos na adaptação de roteiros turísticos para portadores de deficiências físicas ou turistas com mobilidade reduzida. Através do programa Alemanha Para Todos ou Alemanha Sem Barreiras, as atrações são examinadas e, a partir disso, adaptadas para se tornarem acessíveis a este público. As informações foram apresentadas nesta quinta-feira (27), último dia do Workshop Destino Alemanha, que acontece anualmente no Brasil.
A cidade de Frankfurt foi pioneira nas ações de acessibilidade, em que não apenas as atrações turísticas são adaptadas, mas também os aeroportos e outros meios de transporte são preparados com equipes, por exemplo, para atender qualquer necessidade apresentada pelo viajante. Um sistema de certificação, programas de treinamento e uma rotulagem uniforme em todo o país têm sido desenvolvidos. Mais de mil empresas e serviços foram verificados de acordo com os critérios adotados. O mapeamento desses serviços pode ser conferido no site germany.travel.
Veja também as mais lidas do DT
27 milhões de pernoites internacionais de janeiro a maio
“Uma vez por ano nós realizamos o nosso workshop para conversarmos com o trade turístico, apresentarmos as novidades e levarmos mais brasileiros para a Alemanha. Só em junho, o aumento de pernoites de brasileiros no país foi de 28%, o que, em tempos de crise, é muito bom. Até o final do ano, sabendo que é um ano difícil, esperamos crescer até 3%”, revelou Margareth Grantham, diretora da representação de Marketing Brasil do Centro de Turismo Alemão, ao DIÁRIO.
Apenas entre janeiro e maio, a Alemanha registrou 27,1 milhões de pernoites de visitantes internacionais, o que significa um aumento de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Deste total, os brasileiros são responsáveis por 300 mil pernoites, 7,9% a mais do que no mesmo período de 2014.
Nesta quinta-feira (27), acontece o Workshop da Alemanha em São Paulo. A organização espera receber cerca de 300 convidados para apresentar as novidades do destino. No Rio de Janeiro e em Porto Alegre, cidades por onde o workshop já passou no Brasil, estiveram presentes aproximadamente 150 e 100 agentes de viagens, respectivamente.
Mais informações em germany.travel.