A Alemanha confirmou no fim da noite de quarta-feira que prorrogará o “lockdown” em vigor no país por mais três semanas, até o dia 28 de março.
Dow Jones Newswires
Depois de uma reunião que durou nove horas, a primeira-ministra do país, Angela Merkel, e os governadores dos 16 Estados alemães também definiram um plano de cinco etapas para flexibilizar gradualmente as restrições, apesar de um recente aumento das infecções por covid-19 e da lentidão da campanha de vacinação.
Veja também as mais lidas do DT
“Há muitos exemplos na Europa de uma terceira onda dramática [de casos]”, disse Merkel. “Não devemos nos enganar. Esse perigo também vale para nós.”
Segundo o plano, a maior parte das medidas permanecerá em vigor até pelo menos o fim de março, mas parte do comércio não essencial, como livrarias, floriculturas e lojas de jardinagem, poderá reabrir a partir da próxima segunda-feira.
Flexibilizações adicionais, como a reabertura do comércio varejista, de museus e de áreas externas de restaurantes, só serão possíveis em áreas onde as taxas de infecção estejam baixas.
O plano também prevê o aumento do número de testes rápidos, que serão obrigatórios para entrar em determinados locais, como os restaurantes, dependendo da média de casos na região.
Merkel e os governadores estão sob crescente pressão para suspender as restrições, mas as autoridades de saúde continuam alertando para a possibilidade de um aumento nas infecções. A maior parte do comércio está fechada desde dezembro. Restaurantes e bares deixaram de funcionar em novembro.