Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio: as OTA’s não querem negociar!

Nas negociações para a retomada, o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (SindHotéis RJ) vem convidando para a mesa de diálogos diversos atores da cadeia produtiva da hotelaria, entre elas as agências online (OTA’s). 

REDAÇÃO DO DIÁRIO 

Neste mês de maio, o (SindHotéis RJ) realizou diversas tentativas de reuniões com as principais OTA’s que vendem o destino Rio, mas encontraram resistência em iniciar o diálogo.

O DIÁRIO conversou com o presidente do SindHotéis RJ, Alfredo Lopes e ele expressa a dificuldade de sentar na mesa com os representantes dessas agências:

“Vimos tentando conversar tanto com a booking como com a expedia – A experian chegou aceitar a participar a reunião, mas voltou atrás. Estamos em uma crise sem precedentes. Na cidade do Rio de Janeiro temos 90 hotéis fechados, e nesses 90 os maiores aqui do Rio como o Sheraton, o Hilton, o Copacabana Palace”, detalhou.

“É obvio que neste momento você quer reduzir as despesas, por isso procuramos essa negociação; muitos hotéis do interior, as pequenas pousadas, os pequenos já há algum tempo praticamente eliminaram seu setor comercial e vivemram em função das vendas do online. Essas agências vieram aumentando ao passar do tempo o valor das comissões, para números que muitas vezes maior do que o lucro do dono do próprio negócio, às vezes mais que 20%”, quantifica Lopes.

“Nesse momento, em que todos estão negociando com seus fornecedores algum tipo de desconto ou dilatação de prazo, seria fundamental que as Ota’s negociasse uma redução de suas comissões, ou mesmo um investimento, uma promoção do destino. Temos a certeza que a retomada vai ser dura”, falou ao DIÁRIO.

Alfredo Lopes se diz surpreso com a indiferença dessas agências em um momento tão difícil como este. “O que ocorre? Essas Otas não querem fazer essa reunião porque querem falar diretamente com os hotéis. Ora, sabemos que o poder de negociação do pequeno hotel, da pequena pousada, os médios hotéis, é nenhum. Essa é a nossa reclamação.

Ele também defende que uma agência pode vender diversos destinos, não ficando atrelada a uma cidade ou região, diferentemente da hotelaria, que envolve investimento comprometido com o destino em que está inserido, impactando diversos setores indiretamente, sendo fundamental para a economia do Estado. “Esperamos que possam tomar conhecimento de seu papel no setor e abrir o caminho para o diálogo”, comenta.

Site e redes sociais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (SindHotéis RJ):

www.sindhoteisrj.com.br

www.facebook.com/hoteisrio

www.twitter.com/hoteisrioficial

www.instagram.com/hoteisrio

www.hoteisrio.com.br/youtube

www.linkedin.com/company/hoteisrio

https://hoteisrio.tumblr.com

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Jornalista de Porto Alegre faz um balanço do turismo Riograndense

Porto Alegre recebeu nos meses de janeiro e fevereiro deste ano uma média de 700 estrangeiros por dia, que vinham à cidade fazer negócios,...

Michael Thamm e Mario Zanetti são os novos CEO e CCO da Costa Cruzeiros

A Costa Cruzeiros anunciou nesta quinta-feira (9) uma nova estrutura organizacional como parte dos esforços da Carnival Corporation para aprimorar as operações antes da...

Emirates retomará voos para São Paulo a partir de 2 de agosto

A Emirates anunciou nesta quinta-feira (9) que retomará voos para São Paulo a partir de 2 de agosto. Outros cinco destinos serão adicionado à...

Diretor geral dos Hotéis-Escola Senac SP: “só reabriremos com segurança total”

"Seguir como sempre priorizando o bem-estar de funcionários, clientes e fornecedores,  adotando uma abordagem prudente para retomada das nossas atividades com total segurança". Assim,...

Costa Cruzeiros anuncia novo protocolo de segurança e higiene a bordo

A Costa Cruzeiros anunciou nesta semana os novos procedimentos operacionais para fortalecer ainda mais as medidas de precaução em sua frota, a fim de...

Mais enólogos, mais sommeliers e menos blá-blá-blá

por Werner Schumacher* Mais enólogos! Mais sommeliers! Muito resumidamente, podemos dizer que estes dois profissionais estão no front. O Enólogo, em contato direto com o...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias