O Almanaque Brasil circulou como revista mensal da TAM há três anos
e era tratada como referência da cultura brasileira
EDIÇÃO com agências –
O livro Brasil: Almanaque de Cultura Popular, da Editora Andreato, é uma seleção do que melhor se publicou na revista Almanaque Brasil durante 15 anos, entre 1999 e 2014. Ao longo desse período, a equipe liderada por Elifas Andreato foi responsável pela elaboração de milhares de artigos sobre a cultura brasileira, constituindo um acervo inestimável da nossa memória.
Em textos leves, a diversidade do país ganha contornos originais através do Almanaque. Ilustres brasileiros juntam-se a desconhecidos notáveis, a ciência divide espaço com a cultura popular, personagens do Brasil de ontem encontram-se com os do Brasil de hoje. História, causos, esportes, design, política e artes se misturam e se completam.
Abre aspas
Segundo o idealizador do livro Elifas Andreato, o Almanaque “tem enfrentado incansavelmente o retrocesso das políticas culturais dos últimos anos, com a grande mídia priorizando entretenimento de qualidade duvidosa, fechando espaços para a boa história brasileira e seus exemplos de conquistas e saber popular”.
Veja também as mais lidas do DT
Segundo o escritor e educador Rubem Alves, “almanaques me levam para a infância na roça, casa de pau-a-pique, fogão de lenha, casinha do lado de fora. Dizem que o povo não gosta de ler. O Almanaque Brasil contesta”.
Para o cantor e compositor Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura, “o Almanaque representa uma possibilidade de novos olhares para a sociedade e a cultura brasileiras”. E o ator Antônio Fagundes declara: “É um prazer redescobrir nossa boa história nas páginas do Almanaque Brasil. São surpresas em cada página”.
Tradição mantida
As principais características dos antigos almanaques continuam mantidas: a diversidade de temas e a leveza da abordagem. Com textos breves, dinâmicos, pequenos quadros, brincadeiras e jogos, retrata-se a alma nacional, revelando o Brasil aos brasileiros e os brasileiros ao Brasil.
- Serviço
Brasil: Almanaque de Cultura Popular
- Idealizador: Elifas Andreato
- Editora Andreato
- Preço: R$ 49,90
- Páginas: 312
- Formato: 21cm x 23cm
- Site de vendas
“A obra foi impressa em papel certificado e proveniente de manejo florestal responsável” (Almanaque Brasil)