Anfitriã da 51ª Abav Expo, Ana Carolina Medeiros afirma que é preciso acreditar muito no que o agenciamento pode proporcionar para o Brasil
por Cecília Fazzini, Zaqueu Rodrigues e Paulo Atzingen (De Brasília)*
A 51ª Abav Expo, um dos principais palcos do turismo na América Latina, iniciou nesta quarta-feira (25), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a sua tradicional solenidade de abertura com a presença de autoridades, lideranças do mercado turismo e convidados.
Veja também as mais lidas do DT
Em conversa com o DIÁRIO, a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, pontuou que a feira deste ano, que ocupa de 26 a 28 de setembro o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital Brasília, será memorável para os participantes.
A 51ª Abav Expo conta com mais de 1500 expositores representando os principais segmentos do turismo, 150 compradores nacionais e internacionais convidados, 60 capacitações na Abav Talks e uma estimativa de receber 30 mil visitantes nos três dias de evento.
Organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagem, o evento retorna a Brasília após 22 anos. A realização da feira no Distrito Federal é extremamente importante, apontou Ana Carolina Medeiros.
“É a capital da política brasileira, das principais decisões do que a economia vai fazer, de onde investir. Estamos aqui com os três poderes. Isso é muito importante para mostrarmos o melhor do turismo para que percebam e vejam o quão o setor é importante”, destacou ela.
Para Medeiros, o turismo tem potencial para representar muito mais dos atuais 8% do PIB do Brasil. “Esse número pode ser muito maior, porque o turismo é uma economia rápida, limpa, que gira imediatamente e que dá empregabilidade, que dá receita”.
Potencial de Brasília
A presidente da Abav Nacional também destacou o potencial de Brasília como destino turístico. “A importância de trazermos a feira para cá não é só pelo público emissor. Brasília tem condições de ser uma grande capital receptiva. Brasília é linda, tem uma arquitetura maravilhosa e uma gastronomia diferenciada. É um destino que tem várias nacionalidades”
A presidente da Abav observa um cenário de expansão do turismo brasileiro. “As pessoas estão percebendo que o turismo é muito importante. O turismo feito com responsabilidade e inteligência faz o país, o estado e a cidade enriquecerem e aumentarem a qualidade de vida para as pessoas”.
“Turismo tem uma força muito grande”
A presidente da Abav Nacional afirma que o país está entendendo que o turismo tem uma importância muito grande para a economia. “Através do turismo a gente pode ter mais capacitação e muita empregabilidade. A gente vê bastante investimento tanto da iniciativa pública quanto da iniciativa privada em equipamentos turísticos”.
“O turismo tem uma força muito grande. Eu sempre me surpreendo positivamente que a força da Abav é sempre maior do que a gente imagina que seja. A Abav tem essa liderança. Temos que acreditar cada vez mais na Abav e no poder do agenciamento para o desenvolvimento do turismo e do Brasil”, sublinha Ana Medeiros
SERVIÇO:
ABAV Expo 51
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF
Data: 26 a 28 de setembro | Visitação para o público em geral: 28 de setembro
Horário: das 13h às 20h