segunda-feira, maio 12, 2025
InícioAviaçãoAnac redistribui slots da Voepass em Congonhas e Guarulhos...

Anac redistribui slots da Voepass em Congonhas e Guarulhos após suspensão de voos

A Voepass, que operava 20 slots diários em Congonhas e oito em Guarulhos, teve suas atividades suspensas em março deste ano

REDAÇÃO DO DIÁRIO com informações da Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) retirou os slots anteriormente ocupados pela Voepass Linhas Aéreas nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, liberando esses horários para outras companhias interessadas em ampliar suas operações até o fim da atual temporada, que vai até 25 de outubro. A medida foi tomada após a companhia não alcançar o índice mínimo de 80% de regularidade exigido para manter os direitos sobre seus slots.

A Voepass, que operava 20 slots diários em Congonhas e oito em Guarulhos, teve suas atividades suspensas em março deste ano, em razão de descumprimento de exigências operacionais. Sem retomar os voos até o prazo limite de 11 de maio, a empresa perdeu o direito de prioridade na ocupação desses espaços em temporadas futuras.A redistribuição dos slots já foi iniciada pela Anac, que os disponibilizou para empresas regulares que atendam aos critérios técnicos da agência.

Voepass perde prioridade em aeroportos de São Paulo 

A agência destacou que os slots não podem ser direcionados à aviação geral — como táxis aéreos ou jatos executivos —, conforme sugerido por setores do Comando da Aeronáutica, reforçando que a prioridade é garantir o serviço aéreo regular em rotas estratégicas do país.

Em meio a esse cenário, a Voepass enfrenta uma profunda crise financeira. Em abril, entrou com pedido de recuperação judicial como parte de um esforço de reestruturação iniciado no começo do ano. A companhia busca reorganizar seus compromissos financeiros diante das dificuldades operacionais e do impacto reputacional causado pelo trágico acidente em Vinhedo (SP), em agosto de 2024, que resultou na morte de 62 pessoas — o mais grave desde o desastre da TAM em 2007. Segundo a Folha de S. Paulo, autoridades do setor aéreo consideram remotas as chances de a empresa retomar operações regulares no curto prazo.

 

 

 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque