Nesta nova entrevista da série “Mulheres que escrevem o turismo”, o DIÁRIO conversou com Angela Karam, do Turismo S.A.;
Carismática, corajosa, dedicada. Essas três palavras ajudam a definir Angela Karam, fundadora do portal Turismo S.A. que este ano comemora 10 anos de estrada. Produtora e diretora, comandou a TV Travel News, que passava no SBT de Campinas. Como viajante Angela já visitou dezenas de países e tem autoridade para falar de viagens e turismo.
O DIÁRIO retoma sua série “Mulheres que escrevem o turismo“, e entrevista Angela Karam. Confira:
Angela Karam, fundadora do Turismo S.A.
DIÁRIO – Como surgiu a ideia de criar o portal Turismo S.A.?
Veja também as mais lidas do DT
Angela Karam: Foi em 2013. Eu já estava envolvida com turismo desde 2007, pois produzia e dirigia o TV Travel News, um programa de turismo que passava no SBT de Campinas. Além disso, eu sempre participava dos eventos, feiras, coletivas e press trip e ia fazendo amigos pelo caminho. E para ajudar na divulgação, eu acabei criando o portal. Há exatos 10 anos, eu venho me dedicando ao segmento turístico com muito trabalho.
DIÁRIO – Qual o principal público do Turismo S.A.?
Angela: Depois de pesquisas de mercado descobrimos que o nosso público é, em sua maioria, de mulheres acima dos 30 anos, que são mães, trabalham fora e que gostam de viajar, seja sozinha ou com família. Além disso, durante a pandemia, tivemos uma boa participação de jovens que sem muito convívio estavam ligados nas novidades do turismo.
“Queríamos vivenciar ao máximo tudo que líamos”
DIÁRIO – Em diversas pesquisas sobre comportamento do consumidor em 2023, a vontade de “viajar” está quase sempre no topo das respostas. Em sua opinião, como os jornais de turismo colaboram nessa vontade das pessoas?
Angela: Esta vontade de viajar ficou mais evidente após a pandemia do Covid. Com o confinamento, as pessoas se isolaram tanto que, quando saímos desta situação, a gente queria ter a liberdade de ir e vir. Então, os veículos de comunicação, como jornais e revistas, foram muito importantes neste período. Queríamos vivenciar ao máximo tudo que líamos.
Quanto mais informações do destino, melhor
DIÁRIO – Angela, você já viajou bastante, para vários países. Qual a importância de pesquisar em sites confiáveis os hábitos culturais e as novidades antes de viajar para destinos internacionais?
Angela: Eu amo viajar, especialmente sozinha. Tive muitas experiências maravilhosas. Já visitei países um pouco fora do básico como: Japão, Nicarágua, Bolívia, dentre outros. Acredito que, quanto mais informações você tiver do destino, menos são as chances de ter problemas na viagem. Eu sou a favor que o viajante pesquise muito para onde vai, como são os costumes do país, para não cometer erros e ver sua viagem “acabar em pizza.”
“Um país com tanto potencial turístico que me marcou muito”
DIÁRIO – Qual viagem mais te marcou? Por quê?
Angela: Eu gosto de viajar, isto é ponto pacífico. Cada país que visitei deixou sua marca em mim. Pode parecer bobagem, mas eu tenho alma de velho. Adoro a Europa pela sua história, tradição e cultura de século. Então, curto muito visitar castelos, muralhas e igrejas. Além disso, a penúltima viagem que fiz em maio deste ano foi para República Tcheca, um país com tanto potencial turístico que me marcou muito.
“Mulheres fortes, com opiniões e que não tem medo de arriscar”
DIÁRIO – Você acredita que o jornalismo de turismo, principalmente feito por mulheres, ajuda na inclusão e diversidade do setor?
Angela: Não só acredito, como tenho comprovado o crescimento de mulheres no turismo fazendo história. Cargos que os homens dominavam, hoje são comandados por mulheres fortes, com opiniões e que não têm medo de arriscar.
Por Caroline Figueiredo – Repórter do DT.