O Ano Novo chinês, ou Festival da Primavera, é um feriado de 15 dias que reúne milhões de pessoas em torno de uma festividade cheia de luzes e cores. Em São Paulo ocorre uma das maiores concentrações de imigrantes chineses da América Latina, por isso esta celebração se torna um espetáculo imperdível na cidade.
2022: o ano do Tigre
Veja também as mais lidas do DT
A celebração do Ano Novo chinês começa em 1º de fevereiro, de acordo com o calendário lunar, e em 3 de fevereiro, segundo o calendário solar. Esse período de mudança e celebração é conhecido como Semana Dourada da China e dá início a uma das mais importantes manifestações culturais de São Paulo. Segundo a Astrologia oriental, 2022 é o ano do Tigre de Água Yang, o que proporciona muito dinamismo para o ano que se inicia.
Tradicionalmente, a celebração do ano novo em Xangai é um grande espetáculo e inclui festivais de lanternas, visitas a templos e jardins botânicos, além da decoração de ruas, casas e shopping centers para dar as boas-vindas ao ciclo que começa. No centro dessas decorações, podemos encontrar elementos tradicionais da cultura chinesa, como lâmpadas multicoloridas, danças cerimoniais e dragões.
Cada um desses aspectos tornou-se parte importante da representação da cultura chinesa ao redor do mundo, pois é possível encontrar referências a eles em múltiplos setores da cultura popular. A cultura chinesa tem sido retratada há bastante tempo na indústria do cinema e, atualmente, plataformas de streaming como Netflix trazem em seu catálogo séries e filmes que buscam compartilhar com o mundo as tradições, as cores e os sons da China. Exemplo de produções do gênero são The Princess Weiyoung e a animação A Serpente Verde. O ramo de jogos é outro exemplo da difusão da cultura chinesa pelo mundo ocidental. Amostra disso se dá na indústria de iGaming, com plataformas de cassino online oferecendo caça-níqueis temáticos, com Dragon Dance e Mega Dragon. Esses slots não apenas incorporam os dragões míticos como seus protagonistas, mas também incluem música tradicional, paisagens com lanternas coloridas, templos cerimoniais e, claro, a cor vermelha como uma das representações mais claras da cultura chinesa.
A celebração do Ano Novo chinês em São Paulo
Conforme comentado, a chegada do ano novo chinês é um período de celebração na cultura asiática e, devido à grande influência chinesa que existe em São Paulo, essa festa também é apreciada na capital paulista. Alguns dos pontos-chave que fazem parte da festividade incluem a comemoração da família, dado que é realizada uma cerimônia em honra ao Céu e à Terra, os deuses da família e os antepassados, quando são agradecidos pela glória e fortuna que a família tem recebido.
Ao mesmo tempo, a limpeza é parte fundamental das tradições em torno do ano novo. No entanto, essa limpeza vai muito além da faxina da casa, pois nessa época também é costume cortar o cabelo, pagar contas pendentes e desenvolver um relacionamento positivo com as pessoas ao nosso redor. Tudo isso faz parte de uma rotina que busca dar as boas-vindas à fortuna.
Dentro de São Paulo, é muito comum que os homens mais velhos das famílias entreguem envelopes vermelhos com dinheiro para seus entes queridos, representando um desejo de boa sorte. Nas ruas, é possível encontrar decorações com a cor vermelha como protagonista, danças típicas que representam a batalha entre o tigre e o dragão, além do uso de luzes e fogos de artifício para colorir a noite de Ano Novo. Vale ressaltar que a riqueza cultural que existe em São Paulo faz desta cidade um dos melhores destinos para se visitar em 2022, e a comemoração do Ano Novo chinês é apenas uma amostra disso.
São Paulo: uma cidade aberta à cultura e a eventos de diferentes gêneros
Ao longo de sua história, São Paulo vem se destacando por ser uma das cidades brasileiras que mais integra a diversidade cultural em seu cotidiano. Exemplos disso aparecem não apenas com a celebração do Festival da Primavera, mas em muitos outros eventos e iniciativas que ocorrem na cidade.
Uma das amostras do multiculturalismo existente em São Paulo também acontece com a celebração da Oktoberfest. No ano passado foi comemorada a 4ª edição da festa na cidade. Além do fato de este festival ser mundialmente reconhecido por ser realizado na Alemanha, o grande número de brasileiros de origem alemã que moram em São Paulo tornou-se um dos principais motivos para que esse evento gastronômico e cultural também seja realizado na Terra da Garoa.
Além de eventos culturais, a cidade recebe também eventos esportivos, como o GP de Fórmula 1 de São Paulo. Eventos do tipo também acabam virando motivo para a cidade se vestir de festa e para que tanto seus habitantes quanto visitantes tenham a oportunidade de desfrutar da oferta gastronômica e cultural ali oferecida. Eventos esportivos também funcionam como um impulso para o crescimento da cidade. Segundo Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo de São Paulo, o acontecimento do GP de F1 em 2021 representou a possibilidade de injetar mais de R$ 800 milhões na economia local.
A celebração de eventos como o Festival da Primavera, a Oktoberfest e o GP de Fórmula 1 em São Paulo é um grande incentivo para a promoção do turismo nessa cidade dentro e fora do país. Para se ter uma ideia mais clara sobre a perspectiva do turismo na região, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, publicou recentemente a Pesquisa de Percepção do Turismo. Com base nas respostas obtidas, busca-se manter um crescimento sustentável do turismo no estado que seja coerente com os valores da população e da cultura local.
São Paulo é uma das maiores metrópoles do mundo. Na capital paulista, a cultura se enriquece a cada dia graças à enorme variedade de tradições e representações que ali se misturam. O Ano Novo chinês é um dos claros exemplos de tal riqueza e diversidade cultural e, por isso, espera-se que essa tradição continue a crescer de forma constante nos próximos anos.