A euforia toma conta dos argentinos antes mesmo de ter frente a frente seus campeões mundiais, que chegaram esta madrugada em Buenos Aires.
Por Paulo Atzingen (de San Telmo, Buenos Aires)*
A seleção argentina desembarcou no Aeroporto Internacional de Ezeiza por volta de 2h20 (horário de Brasília). Milhares de pessoas aguardavam a chegada dos jogadores, que logo em seguida embarcaram num ônibus aberto rumo ao centro de treinamento da Associação de Futebol Argentino (AFA).
As avenidas e ruas (calles, por aqui) se enfeitam de azul e branco. Outdoors enormes estampam ora o rosto de Lionel Messi, ora da seleção nacional.
Messi e seus companheiros farão um tour especial por Buenos Aires, e mostrarão a milhares de pessoas a taça da Copa conquistada.
Após a chegada ao aeroporto de Ezeiza – em um voo vindo de Doha com escala em Roma – a seleção se dirigiu às instalações da AFA para descansar por algumas horas. De lá o ônibus, por volta de meio-dia, levará os campeões em um passeio já definido.
Roteiro da seleção argentina pela cidade
Há pouco, foi anunciado o roteiro do carro que trará a seleção para os braços do seu povo.
As ruas e avenidas pelas quais os campeões irão passar ja foram traçadas agora pela manhã. Do aeroporto de Ezeiza, trafegam pela Rodovia Ricchieri Dellepiane, Rodovia 25 de Mayo – Avenida 9 de Julio – Obelisco, Avenida Libertador – Avenida Figueroa Alcorta, Avenida General Paz – Ricchieri – e novamente retornam à sede da AFA.

Presidente da Argentina decreta feriado nacional
O governo argentino decretou feriado nacional para esta terça-feira (20). Isso tornará a festa nacional ainda mais participativa.
Veja o decreto assinado pelo Presidente da Argentina, Alberto Fernández:
ARTIGO 1.- O dia 20 de dezembro de 2022 é declarado feriado nacional para que o povo argentino possa expressar sua mais profunda satisfação com a seleção nacional e se manifestar em favor do esporte e da pátria”, diz o primeiro artigo do decreto oficializando a festa.
Vale dizer que, nos títulos de Copa conquistados pela Argentina anteriormente, em 1978 e 1986, não foi decretado feriado nacional. Essa é a primeira vez.

O anúncio da AFA
“A equipe campeã mundial partirá na terça-feira ao meio-dia para o Obelisco para comemorar o título mundial com os fãs. Sim, somos campeões do mundo!”, escreveu a Associação Argentina de Futebol em suas redes sociais, na segunda-feira (19).
*O jornalista viajou para comemorar seu aniversário dia 21 de dezembro e o Natal, mas coincidentemente a Argentina foi campeã.
Leia também:
Argentina é Tricampeã Mundial com final incrível definida nos pênaltis