Conhecida como a cidade das carrancas, Juazeiro é um dos mais importantes municípios do estado da Bahia. Banhado pelo rio São Francisco, com uma área de mais de seis mil quilômetros quadrados, abriga cerca de 200 mil habitantes. Este ano, a cidade comemora 136 anos de emancipação política e encanta quem a visita com suas histórias e belezas naturais.
Localizada no coração do Nordeste, Juazeiro está situada à margem direita do rio São Francisco, no extremo norte da Bahia, na zona do médio e baixo São Francisco, a cerca de 500 km de distância da capital baiana. A cidade faz divisa com o estado de Pernambuco, ligada a Petrolina pela ponte Presidente Dutra.
Vinho e carne de bode
Veja também as mais lidas do DT
O município de Juazeiro é um dos produtores de vinho do país e a sua gastronomia é reconhecida por um de seus pratos regionais típicos: a carne de bode, encontrada na maioria dos restaurantes da cidade.
Outras atrações turísticas são o Vapor Saldanha Marinho (Vaporzinho), primeira embarcação movida a vapor a navegar pelas águas do rio São Francisco, e o Museu Regional do São Francisco, que possui um acervo regional constituído de quase cinco mil peças, entre fotografias e estandartes, documentos, medalhas, quadros de pinturas, réplicas de carrancas e móveis do século XIX.
Frutas para exportação
Juazeiro também é conhecida como a capital da irrigação, devido à sua forte economia baseada na agricultura irrigada. O rio São Francisco é o responsável pelo desenvolvimento da cidade, tornando-a uma das maiores exportadoras de frutas tropicais do país.
Celeiro de artistas
Juazeiro ficou eternizada em canções de artistas renomados como Gilberto Gil, em “Juazeiro”, e Caetano Veloso, com “O Ciúme”, artistas que acolheram Juazeiro e viram na cidade uma fonte de inspiração.
O município também é conhecido por ser um berço cultural, no qual nasceram diversas personalidades que se tornaram famosas no país, como o cantor, violonista e compositor João Gilberto, considerado o criador da bossa-nova.
MVB