Atente aos sinais! por Patrícia de Campos *

Continua depois da publicidade
Tenho visto especialistas de diversas áreas fazendo estudos buscando a resposta para a pergunta: “quais serão os destinos turísticos que o brasileiro irá buscar pós pandemia?”
É bastante óbvio que os destinos nacionais estarão em alta, afina o dólar não tende baixar tão cedo, inviabilizando as viagens internacionais, porém falar em turismo nacional é de uma amplitude continental, onde temos todos os segmentos possíveis em um só país, do mega luxo ao turismo comunitário.
Acredito que a observação do comportamento do brasileiro traz sempre a melhor resposta. Quando vemos como os vieses cognitivos são trabalhados pela mídia, que geram tendências com desvios de lógica resultando em decisões irracionais, é só fazer uma viagem no tempo para saber qual será o destino do próximo ano.
Há trinta anos, a recém inaugurada Rede Manchete lançava a novela Pantanal. O brasileiro mal sabia onde esse santuário se localizava e em menos de seis meses a procura por passagens para o Mato Grosso, naquela época ainda não existia o Mato Grosso do Sul, cresceu vertiginosamente, mesmo sem haver equipamentos de hospedagem, exceto o Refúgio Ecológico Caiaman, o mais “top” dos hotéis pantaneiros até hoje.
Na mesma época a Rede Globo lança a novela Tieta, fazendo de Mangue Seco (BA) uma das praias mais procuradas naquele verão.  Caminhos da Índia (2009) fez do destino a grande moda, país anteriormente procurado somente por praticantes de yoga, e a desconhecida Capadócia (Turquia) nunca recebeu tantos turistas brasileiros como nos anos de 2012 a 2014, resultado do “viés cognitivo” criado pela novela Salve Jorge.
O que observamos agora? A emissora “plim plim” apresentando constantemente nosso Turismo de Natureza, destacando a cada semana um dos parques nacionais com ênfase nas atividades de superação (superação que também estamos tendo que viver). Todos são destinos pouco conhecidos, dentro de parques nacionais, estaduais ou municipais, que em muito em breve serão privatizados. Onde será a gravação da próxima novela?
——————————————————-

PATRÍCIA DE CAMPOS – TURISMO DE NATUREZA

*Patricia é formada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP, com pós graduação em Marketing pela ESPM. Neta do imortal escritor parnasiano Humberto de Campos, Patrícia é diretora da Gentileza R.P., empresa de representação de hotéis e destinos diferenciados do Brasil.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade