Direção do Contur divulgou pauta da reunião para o dia 14 de março. Governo admite que serviço no Aeroporto de Fernando de Noronha está atrasado e promete divulgar novo cronograma após 23 de março
REDAÇÃO DO DIÁRIO
O atraso na obra de recuperação da pista do Aeroporto de Fernando de Noronha é um dos temas da reunião do Conselho de Turismo (Contur), que ocorre no próximo dia 14 de março, a partir das 9h, no Centro de Visitantes do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).
Veja também as mais lidas do DT
Segundo matéria publicada no G1, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) do governo do estado havia divulgado que a usina de asfalto que seria utilizada no trabalho de recuperação na pavimentação do aeródromo chegaria na ilha em fevereiro. No entanto, o equipamento não chegou em Noronha até esta terça-feira (5).
“A nossa preocupação é a falta de cronograma. A informação é que a obra começaria em fevereiro, não começou e nem tem previsão”, falou o presidente do Contur, Hayrton Almeida, à reportagem do G1.
Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), proibiu o pouso de aviões de grande porte em Noronha, como boeings e jatos, por conta das fissuras e buracos na pista do aeródromo de Fernando de Noronha.
Com a proibição dos pousos de aviões de grande porte, a companhia Azul passou a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol suspendeu as atividades na ilha. A empresa Voepass iniciou viagens para Noronha em janeiro do ano passado com aeronave ATR.
Obra no Aeroporto de Fernando de Noronha
Ainda segundo a publicação do G1, o governo do estado anunciou que realizaria o serviço de manutenção, orçado em R$ 60 milhões. Uma obra emergencial foi executada, no valor de R$ 1,2 milhão e a promessa do governo passado era obter a liberação para pousos de aviões de grande porte no final de novembro de 2022, o que não ocorreu.
A Anac considerou o trabalho insuficiente e indicou a necessidade de realização da recuperação do asfalto.
Na reunião do Conselho de Turismo, em novembro de 2023, a gestora de Contratos e Aeródromos da Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Cristiane Melo, afirmou que em fevereiro deste ano seria iniciado o trabalho de manutenção do eixo central da pista.
A previsão era concluir a primeira fase da obra em abril, quando representantes da Anac e de companhia aéreas iriam visitar Noronha. A previsão indicava, ainda, que em maio deste ano, os aviões de grande porte deveriam voltar a operar na ilha.
Com o atraso na chegada da fábrica de asfalto, a assessoria de comunicação da Semobi informou que a nova previsão indica que o equipamento chegará à ilha no dia 23 de março. A partir desta data será divulgado o novo cronograma da obra.
“Nosso medo é a pista do aeroporto se deteriorar cada vez mais e a Anac determinar uma intervenção ainda mais radical. Fernando de Noronha está sofrendo”, declarou Hayrton Almeida.