Praga, na República Tcheca, destino conhecido pela cerveja de alta qualidade, quer mudar o perfil de seus turistas. Acostumada a lotar bares e pubs, a maioria dos visitantes causa transtorno a moradores
REDAÇÃO DO DIÁRIO
O vice-prefeito de Praga para a cultura, Jiri Pospisil, afirmou à agência AFP nesta segunda-feira (4) que a gestão da cidade quer desencorajar turistas interessados somente em bares e na vida noturna de modo geral.
Veja também as mais lidas do DT
Ele declarou que o município não deseja turistas que fiquem “por pouco tempo só para ficarem bêbados”. Na sequência, explicou que o foco é em “turistas mais cultos e ricos”, normalmente interessados na arte e arquitetura do destino.
Para dar seguimento a esse desejo, a prefeitura proibiu visitas guiadas organizadas por agências de turismo aos bares da cidade.
Turismo ‘etílico’ e as muitas reclamações
O controle de aglomerações de turistas e o impacto na qualidade de vida dos moradores estão entre os principais motivos para a criação da norma.
Nos últimos tempos, Praga se tornou destino certo de solteiros oriundos do mundo todo, mas sobretudo da própria Europa. A informação foi divulgada pela CNN dos Estados Unidos.
Um fator que ajuda muito esse boom no turismo é o preço baixo das cervejas, apesar de boas. Elas são mais em conta do que água.
Sem maratona nos bares de Praga
À CNN, a subprefeitura de Praga 1 (o distrito histórico) confirmou que proibiu o hábito de maratonar os bares, se movendo de um estabelecimento a outro repetidamente, das 22h às 6h a partir do início de novembro.
A subprefeita Terezie Radomerská justificou que a proibição é “movida pelo nosso desejo de reduzir o comportamento perturbador, especialmente ligado a eventos como despedidas de solteiro, que frequentemente resultam em barulho excessivo e incômodos tanto para moradores quanto para outros visitantes.”
Proibição para grupos liderados por agências de turismo
O líder da Associação Tcheca de Hotéis e Restaurantes, Vaclav Starek, se diz favorável à decisão. “Estas viagens ao centro em busca de cerveja têm sido um problema para moradores e outros turistas também”, comentou ele à AFP.
Grupos individuais de turistas podem continuar fazendo a maratona própria de bar em bar, até o horário que quiserem. Mas as agências de turismo não podem liderar passeios como esse.
“Ninguém vai ser proibido de ir a um bar”, destacou. Simon Old, que trabalha como especialista na cidade de Praga para StagWeb.co.uk e GoHen.com — duas agências britânicas que organizam despedidas de solteiro no exterior —, acredita que a proibição é “vaga” e “não vai impedir que as despedidas de solteiro aconteçam em Praga de jeito nenhum”.
Fonte: UOL