Avanço da pandemia exige novas adaptações no setor de bares e restaurantes

Continua depois da publicidade

por Mauro Bizatto*

O aumento do número de casos de Covid-19 em todo o Brasil tem gerado preocupação entre empreendedores. Em São Paulo, a nova classificação coloca 70% da população do estado na fase amarela e pelo menos 21% na laranja. Outras regiões do país, como no Espírito Santo, Paraná e Rio de Janeiro, além de Manaus e Macapá, também estão em alerta devido ao aumento considerável de casos e internações.

Esses obstáculos seguem impactando o setor de bares e restaurantes, que iniciou o ano com otimismo, apesar do desenrolar que 2021 está tomando. Aqui na Donus, startup Ambev de soluções digitais para bares e restaurantes, levantamos 5 dicas essenciais para ajudar os comerciantes nessas adaptações, que seguem longe de voltar ao que eram. É sempre importante ter em mente que novos cenários exigem novas reavaliações e atitudes para manter seu estabelecimento competitivo no mercado.

Veja também as mais lidas do DT

1 – Organize as finanças

Esse é o primeiro passo para quem quer começar. Um bom truque é alimentar uma planilha, que pode ser dividida em semanas ou meses, com toda a quantia que entra e sai da conta. Ela pode conter um mapeamento dos gastos no tempo estipulado, comparação dos gastos com o lucro e distribuição de despesas. Assim, é possível manter o controle e não exceder os gastos permitidos no período estipulado.

2 – Conte com gastos futuros

Gastos maiores também podem ser previsíveis. É possível se planejar em relação a valores como grandes impostos e despesas fixas, energia, aluguel, salários, compras de estoque e combustível. Isso pode auxiliar na manutenção das contas em dia, sem prolongar dívidas.

3 – Estipule metas

Estabelecer metas ao longo de um ano pode parecer complicado em meio às circunstâncias que estamos vivendo. Deve-se sempre focar no palpável, no possível e conquistável. Essas metas, mesmo que pequenas,  podem ajudar a controlar o impulso de adquirir artigos supérfluos ou de segunda necessidade, por isso, avalie seus planos de ação primeiro, para não pisar em falso. O planejamento é essencial para economizar dinheiro para grandes mudanças, como ampliação do espaço, abertura de novas unidades do negócio ou nova identidade visual.

4 – Procure as melhores ofertas

Assim que decidido, quando for comprar novos produtos, a melhor alternativa é fazer uma pesquisa para encontrar os melhores preços, além de promoções, liquidações e ofertas. A negociação dos preços com fornecedores, por exemplo, permite que grande parte do valor total estipulado para compras de estoque seja economizado e usado em outra situação.

5 – Receba pagamentos com maquininha 

Aceitar cartões e receber o pagamento com maquininhas traz grandes vantagens não apenas para o cliente, mas ao estabelecimento também, já que as vendas aumentam, pois abrangem uma maior quantidade de pessoas que têm acesso ao modo de pagamento. Empresas como a Donus, permitem que o empreendedor receba seu pagamento em até um dia, em todos os dias do ano. Além disso, as maquininhas da fintech aceitam mais de 70 bandeiras e possuem taxas competitivas.


*Mauro Bizatto atua como CEO da Donus, startup 100% digital da Ambev de serviços financeiros para bares e restaurantes. É especialista nas áreas de desenvolvimento de negócios com MBA focado em Varejo Comercial: Estratégia e Gerenciamento da FIA e com Certificado de Administração de Negócios do IBMEC. Durante sua carreira, trabalhou em empresas como American Express, Bradesco, Elo, Livelo e Santander.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade