quinta-feira, abril 3, 2025
HomeEconomia do turismoAviação contribui com 19 bilhões de dólares no PIB...

Aviação contribui com 19 bilhões de dólares no PIB brasileiro diz IATA

Com um valor adicionado bruto de 18,8 bilhões de dólares à economia nacional e gerando mais de 800 mil empregos diretos e indiretos, o mercado de aviação brasileiro tem potencial de crescer quase cinco vezes em 20 anos. Este e outros dados sobre o impacto do transporte aéreo no Brasil compõem o estudo “O Valor do Transporte Aéreo no Brasil: Desafios e oportunidades par o futuro, realizado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Com EDIÇíO DO DIÁRIO


De acordo com os números da associação, as contribuições da aviação para a economia e a sociedade brasileiras são originárias da geração de empregos, do consumo gerado pelas companhias aéreas e sua cadeia de suprimentos, do efeito catalizador do fluxo de comércio e da vinda de turistas. As companhias aéreas, operadores de aeroportos, fabricantes de aeronaves e provedores de serviços têm cerca de 167 mil pessoas diretamente empregados e geram mais de 372 mil empregos de forma indireta. Já o consumo de turistas que chegam por via aérea ajuda a manter mais 300 mil empregos e contribui com 6.5 bilhões para o Produto Interno Bruto.
O mercado da aviação no Brasil tem grande potencial de crescimento, principalmente em termos de conectividade doméstica e diversificação de conexões internacionais diretas. Mas, para isso efetivamente acontecer, é essencial manter a competitividade do setor ao enfrentar as seguintes deficiências:

  • Alto Custo dos negócios, principalmente devido ao preço do combustível de aviação – um dos mais caros do planeta, alta carga tributária;
  • Uso ineficiente da infraestrutura que cria obstáculos aos viajantes e custos adicionais as companhias aéreas
  • Falta de harmonização regulatória com as melhores práticas globais, o que se agrava com a prevalência de instrumentos legais para a resolução de disputas, criando confusão para os consumidores, companhias aéreas e um significativo aumento dos custos. Neste sentido, o aumento excessivo de ações judiciais prejudica o crescimento do setor e apresenta um fator inibitório para companhias aéreas estrangeiras se instalarem no país. Segundo dados do Instituto Brasileiro do Direito Aeronáutico (IBEAR), o número de processos contra as aéreas foi de 64 mil em 2018 para 109 mil apenas entre janeiro e julho deste ano.

Os números do estudo embasam a companha Valor da Aviação (VoA), que tem como objetivo divulgar a importância e a relevância da indústria da aviação e seu impacto social e econômico no Brasil e seus desafios, além de destacar as contribuições do transporte aéreo para todos os brasileiros.

A campanha e os dados do estudo estão no novo site da IATA – http://valordaaviacao.org.br
 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque