Aviação contribui com 19 bilhões de dólares no PIB brasileiro diz IATA

Continua depois da publicidade

Com um valor adicionado bruto de 18,8 bilhões de dólares à economia nacional e gerando mais de 800 mil empregos diretos e indiretos, o mercado de aviação brasileiro tem potencial de crescer quase cinco vezes em 20 anos. Este e outros dados sobre o impacto do transporte aéreo no Brasil compõem o estudo “O Valor do Transporte Aéreo no Brasil: Desafios e oportunidades par o futuro, realizado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Com EDIÇÃO DO DIÁRIO


De acordo com os números da associação, as contribuições da aviação para a economia e a sociedade brasileiras são originárias da geração de empregos, do consumo gerado pelas companhias aéreas e sua cadeia de suprimentos, do efeito catalizador do fluxo de comércio e da vinda de turistas. As companhias aéreas, operadores de aeroportos, fabricantes de aeronaves e provedores de serviços têm cerca de 167 mil pessoas diretamente empregados e geram mais de 372 mil empregos de forma indireta. Já o consumo de turistas que chegam por via aérea ajuda a manter mais 300 mil empregos e contribui com 6.5 bilhões para o Produto Interno Bruto.
O mercado da aviação no Brasil tem grande potencial de crescimento, principalmente em termos de conectividade doméstica e diversificação de conexões internacionais diretas. Mas, para isso efetivamente acontecer, é essencial manter a competitividade do setor ao enfrentar as seguintes deficiências:

  • Alto Custo dos negócios, principalmente devido ao preço do combustível de aviação – um dos mais caros do planeta, alta carga tributária;
  • Uso ineficiente da infraestrutura que cria obstáculos aos viajantes e custos adicionais as companhias aéreas
  • Falta de harmonização regulatória com as melhores práticas globais, o que se agrava com a prevalência de instrumentos legais para a resolução de disputas, criando confusão para os consumidores, companhias aéreas e um significativo aumento dos custos. Neste sentido, o aumento excessivo de ações judiciais prejudica o crescimento do setor e apresenta um fator inibitório para companhias aéreas estrangeiras se instalarem no país. Segundo dados do Instituto Brasileiro do Direito Aeronáutico (IBEAR), o número de processos contra as aéreas foi de 64 mil em 2018 para 109 mil apenas entre janeiro e julho deste ano.

Os números do estudo embasam a companha Valor da Aviação (VoA), que tem como objetivo divulgar a importância e a relevância da indústria da aviação e seu impacto social e econômico no Brasil e seus desafios, além de destacar as contribuições do transporte aéreo para todos os brasileiros.

A campanha e os dados do estudo estão no novo site da IATA – http://valordaaviacao.org.br
 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade