Aviação tem bons resultados no atendimento ao consumidor

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De acordo com a ABEAR, ao longo de 2014, apenas um de cada 11,5 mil passageiros transportados manifestou algum tipo de insatisfação com o serviço prestado pelas companhias associadas à entidade (AVIANCA, AZUL, GOL e TAM).

No total foram 8.640 manifestações de consumidores registradas nos Procons de todo o Brasil. No mesmo período, o volume viagens domésticas e internacionais realizadas pelas empresas superou 100 milhões. Os dados fazem parte de boletim recentemente divulgado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que integra processos e procedimentos relativos ao atendimento de consumidores nos Procons.

Por esse levantamento, do total de notificações, em média 70% delas foram resolvidas entre as partes por acordo, sem a necessidade de se instaurar uma ação para o caso.

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Recentemente o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, comentou sobre a busca do setor pela melhoria continuada no atendimento. “Em 2014 transportamos quase 280 mil pessoas por dia. São aproximadamente 200 passageiros por minuto, todos os minutos do dia, todos os dias do ano. Ainda que estejamos dentro de níveis de excelência internacional, estamos sempre estatisticamente expostos a falhas, que lamentamos e resolvemos”, declarou.

Bagagens

Outro índice importante para avaliar os serviços oferecidos pelas companhias aéreas é o de extravio e danos de bagagens. Nele, a aviação comercial brasileira ocupa o segundo melhor lugar num ranking mundial, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). De acordo com o estudo Panorama 2013, são três ocorrências entre mil bagagens transportadas, à frente de mercados como os EUA e a Europa (vida quadro abaixo).

Gráfico_Bagagem_Abear_02_15

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