A Carbon Disclosure Project classificou que a Avianca é uma das melhores aéreas em gestão climática; saiba os motivos
No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05, a Avianca comunicou que foi reconhecida pelo Carbon Disclosure Project como uma das melhores companhias aéreas da América Latina por sua gestão frente às mudanças climáticas. Nesse reconhecimento, a empresa aérea conseguiu a classificação “B”, uma das pontuações mais altas que a organização internacional concedeu.
Além disso, esse resultado é fruto de uma avaliação rigorosa das ações da companhia aérea em relação às mudanças climáticas. Abrangendo assim questões de: governança; riscos e oportunidades; estratégia de negócios; objetivos e comportamento; metodologia e dados de emissões; energia; biodiversidade; preço do carbono; entre outros itens.
Avianca é uma das melhores aéreas em gestão climática: veja ações da aérea
A Avianca também anunciou que foi recertificada sob a norma ISO 14001:2015, do Sistema de Gestão Ambiental para seus prédios administrativos em Bogotá. Além da manutenção de aeronaves e equipamentos de apoio terrestre em Medellín, Equador e El Salvador.
Apesar do segmento da aviação representar um impacto de apenas 3% das emissões mundiais, a Avianca, assim como todo o setor aéreo, adota medidas para proteger o meio ambiente. Ao mesmo tempo em que procura melhorar seu desempenho operacional.
Entre as iniciativas que a empresa empreendeu, destacam-se seus esforços para diminuir sua pegada ambiental. Para isso, a investe em novas tecnologias, infraestrutura e operações eficientes, bem como na implementação de estratégias para compensar as emissões.
Inclusive, somente em 2022, a compensação foi de 735.000 toneladas de CO2, o que corresponde a 90% das emissões geradas pela operação doméstica da empresa na Colômbia. Soma-se à isso sua aliança com a CHOOOSE, plataforma que permitiu que tanto os clientes quanto os funcionários da Avianca compensassem diretamente a pegada de seus voos.
Veja também as mais lidas do DT
Além disso, graças à implementação de um software equipado com a tecnologia Fuel Efficiency (uso eficiente de combustível), a companhia aérea evitou a emissão de 59.549 toneladas de CO2. Soma-se também ao aumento da capacidade de mais de 90 aeronaves da frota A320. Isso resultou em uma redução de 15,35% das emissões de CO2 por passageiro transportado.
Ainda em 2022, o uso de energia solar nos hangares de manutenção superou 29% da energia total no período. Nesse mesmo ano, a Avianca conseguiu reciclar 465 toneladas de resíduos não perigosos gerados na operação, destinando-as a recicladores profissionais e dignificando assim seu trabalho.
“Sustentabilidade é hoje”, diz diretor
“Na Avianca, estamos conscientes de que a sustentabilidade é HOJE. Temos o desafio de reduzir nosso impacto ambiental, sem afetar os custos de nossa operação e o acesso ao nosso serviço em uma região onde voar não é um luxo, mas uma necessidade”, explicou Felipe Andrés Gómez, diretor de relações institucionais da companhia aérea.
“Temos diminuído as emissões por passageiro, executado estratégias robustas de compensação e eficiência no uso de combustíveis, somando tecnologia de ponta, para sermos reconhecidos como uma das companhias aéreas da América Latina com a mais alta classificação do Carbon Disclosure Project. Tudo isso enquanto expandimos o acesso ao nosso serviço para um número cada vez maior de passageiros”, complementou.
Com essas ações focadas na diminuição das mudanças climáticas, além daquelas relacionadas ao desenvolvimento social das regiões em que opera, a Avianca reafirma seu compromisso de ser uma companhia aérea sustentável.
Sob sua plataforma de sustentabilidade HOY, a empresa possui um modelo de negócios eficiente, que responde aos desafios do mercado, e, ao mesmo tempo, contribui para o bem estar dos ecossistemas e das comunidades por meio da implementação de boas e melhores práticas em suas operações diárias.
Para saber mais, acesse o site oficial.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.