Azul anuncia quatro novos aviões para compor as rotas regionais

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A Azul incluiu à frota novos ATRs, com motores mais eficientes e uma economia potencial de 20% nos custos de manutenção

maior companhia aérea do Brasil em número de voos e destinos atendidos no país, celebrou a chegada de mais um avião turboélice ATR 72-600 que será incorporado à frota.

Serão, ao todo, quatro aeronaves, equipadas com novos motores Pratt & Whitney Canada e capacidade para 72 Clientes, que representam um avanço significativo para a empresa.

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O primeiro e o segundo avião, com as matrículas PR-YXT e PR-YXA, respectivamente, já estão em operação desde janeiro de 2023, enquanto o PR-YXB, entregue em junho, começará a voar ainda neste mês. A quarta aeronave, PR-YXC, por sua vez, chegará à empresa nos próximos dias, com previsão de iniciar as operações em agosto.

Segundo Raphael Linares, diretor de Frotas da Azul, as aeronaves estão equipadas com o novo motor PW127XT-M, que promete reduzir os custos de manutenção em até 20%.

Do ponto de vista técnico, os motores apresentam melhorias significativas, como rolamentos cerâmicos híbridos, compressores mais eficientes e turbinas feitas com materiais avançados. Como resultado, esses motores conseguem reduzir em pelo menos 3% o consumo de combustível.

“A Azul leva a sério o compromisso com operações mais sustentáveis e reconhece a necessidade de investir continuamente em aeronaves modernas. Atualmente, 70% dos nossos assentos pertencem a aeronaves de nova geração, que têm menor impacto ambiental”, afirmou o executivo.

O papel dos ATRs no desenvolvimento da aviação regional

Os ATRs, juntamente com as aeronaves do modelo Cessna Grand Caravan, são estratégicos para o desenvolvimento da aviação regional, que é liderada pela Azul.

Devido ao seu tamanho, os turboélices têm facilidade de pousar em aeroportos menores e pistas mais curtas, inadequadas para jatos. Além disso, por serem mais baixos, já contam com uma escada de embarque embutida na porta. Do ponto de vista de negócios, os ATRs atuam em rotas com menor número de Clientes e permitem o crescimento de novos mercados.


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

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2 COMENTÁRIOS

  1. Quando será que teremos no Brasil, Aeroportos com Autonomia para viagens internacionais: continente a continente? Já faz algum tempo que Florianópolis, tem um Aeroporto Internacional, finalmente Modernizado e antenado ao Século XXI, somos descendentes de europeus, mas ainda dependemos do Sudeste, como conexão, para aquele Continente!!!

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