A Azul, liderada pelo seu presidente Abhi Shah, e um time composto por 150 Tripulantes voluntário da companhia e mais 20 crianças da organização social Instituto Supereco fizeram um mutirão na tarde desta quinta-feira (28), na praia do Boqueirão, em Santos, para incentivar a preservação ambiental.
Na ação, os voluntários fizeram o recolhimento de resíduos da praia com o intuito de preservar a fauna e flora local. Todos os voluntários participaram previamente de uma roda de conversa com informações sobre a importância da ação, alongamentos e orientações técnicas de utilização correta dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) necessários para a coleta.
Área prioritária de conservação
A Azul escolheu o litoral santista para este ato de preservação, pois além de ser a primeira cidade a promover a legislação pelos oceanos e inserir a cultura oceânica no município e nas escolas, Santos ocupa o 5º lugar dentre as 34 áreas mais prioritárias de conservação do planeta, como também sediará o evento mundial de Cultura Oceânica, encontro promovido pela Unesco, que acontecerá entre os dias 10 e 15 de outubro.
Veja também as mais lidas do DT
Vale ressaltar que as ações sociais da Azul são diversas. De mentoria profissional para jovens de baixa renda, oficinas de reciclagem, arrecadação e doação de livros até missões com parceiros sociais em todo o país.
Essas são algumas das 420 ações sociais que os Tripulantes da Azul – maneira como são chamados todos os colaboradores da companhia – se engajaram só em 2022. Atualmente, a empresa comemora a marca de 4.300 voluntários – número que já supera em mais de 80% a quantidade de voluntários engajados em 2020.
“A Azul é uma empresa de pessoas, e uma das nossas prioridades é sempre que possível ajudar as comunidades que sediam as nossas bases ou estão próximas delas. Temos orgulho em saber que muitas das nossas iniciativas sociais têm feito a diferença para muitas pessoas”, comenta o presidente da companhia aérea.
Programa de voluntariado
Para chegar a este alto número de engajamento no programa de voluntariado, a Azul promove diversas iniciativas internas que incentivam as ações sociais entre os Tripulantes. Como por exemplo: doação de sangue até arrecadações envolvendo as bases de operação da companhia em todo o país. Também há projetos de mentoria profissional e aulas de inglês para jovens de instituições sociais, com foco no mercado de trabalho.
A fim de expandir as ações, a Azul criou o Portal do Voluntariado. Nele, voluntários podem se cadastrar e inscrever para participar das ações sociais e ter acesso a materiais como o Manual do Voluntário Azul.
Há também uma aula EAD que traz informações sobre a Lei do Voluntariado, as iniciativas sociais da Azul e dicas importantes do que pode ou não ser feito pelos Tripulantes voluntários. Além disso, a Azul incentiva o engajamento ativo dos líderes, parte essencial para o sucesso do programa.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências – GF