Turismo Sustentável: Hotéis buscam cada vez mais maneiras de preservar o meio ambiente

Continua depois da publicidade
Aquecimento por caldeira de biomassa, reuso de água, hortas e pontos de recarga de carros elétricos são alguns exemplos de como cuidar dos recursos naturais

Após mais de um ano de pandemia, a sociedade passou por inúmeras mudanças sócio-econômicas e políticas que alteraram a relação do homem com a natureza e com o planeta.

AGÊNCIAS COM EDIÇÃO DO DT


Segundo dados da Carbon Monitor, as emissões de carbono tiveram uma queda de 50% e a dos gases do efeito estufa caíram em 7%. As razões para essa diminuição estão sendo atribuídas ao isolamento social e ao crescimento da sustentabilidade.

Buscar alternativas menos agressivas ao meio ambiente já era um interesse do setor hoteleiro, porém, após o novo coronavírus, tornou-se uma necessidade. Para se adequar ao Acordo de Paris, o turismo deve reduzir as emissões do efeito estufa em 90% até 2050, segundo o International Tourism Partnership.

Para ser considerado sustentável, o hotel deve ter um comprometimento em manter boas práticas ambientais e agregá-las à comunidade, através do uso consciente dos recursos naturais, do consumo não exploratório, da interação dos hóspedes e da natureza e do descarte do lixo nos locais corretos.

Veja também as mais lidas do DT

O hotel Toriba, localizado em Campos do Jordão é um dos estabelecimentos do ramo considerados como cuidadores do meio ambiente, “o Toriba sempre teve uma pegada sustentável, o hotel preserva uma floresta de 220 hectares, onde leva seus hóspedes em caminhadas educativas, imprimindo em todos o desejo de preservar a natureza”, diz Aref Farkouh, sócio diretor do Toriba.

O hotel preserva uma floresta de 220 hectares

Minimizar impactos

Valorizar a fauna e a flora e fazer o seu uso de forma consciente além de ser um ganho para o turismo sustentável, é um meio de atrair novos visitantes. Uma outra mudança que a pandemia do novo coronavírus trouxe foi a preferência, por parte dos turistas e clientes, por empresas com valores reais e um bom posicionamento em relação aos problemas sociais e ambientais.

Um empreendimento que preza pela sustentabilidade pode atuar de várias formas para minimizar os impactos que o mesmo gera ao meio ambiente. Assim, os hotéis podem dar continuidade a atividade turística, mas sem prejudicar o local em que está inserido, agredindo o ecossistema e os moradores.

No caso do Toriba, esses ideais estão enraizados na política do hotel. O objetivo, segundo  Farkouh, é “preservar a própria área que exploramos turisticamente para as futuras gerações”.

Para poupar energia elétrica, o hotel investiu em um sistema de aquecimento feito por caldeira de biomassa com a queima controlada de briquetes de restos de madeira prensada. O uso da água também foi pensado para beneficiar o meio ambiente. “O hotel é totalmente abastecido pela água abundante das nascentes de seu próprio terreno. São devidamente filtradas, e os esgotos são totalmente tratados em sofisticada ETE e despejados, limpos, no córrego local”, explica o sócio diretor.

Alimentação

Outra preocupação é com a alimentação saudável, que cresce a cada ano. Muitos hóteis procuram investir na auto suficiência a partir das hortas e plantações feitas no terreno. A preocupação com o cardápio orgânico não fica de fora no Toriba. O hotel possui uma fazendinha com vários animais domésticos e galinhas que produzem os ovos que são utilizados nos restaurantes do estabelecimento.

As verduras e legumes também são produzidos na fazendinha, Aref conta que há uma horta orgânica e sustentável que produz uma série de alimentos que são utilizados nas cozinhas do hotel.

Hotéis que possuem essa filosofia e esse valor agregado são mediadores entre os visitantes e o meio ambiente

Recarga

A sustentabilidade vem sendo bem trabalhada no hotel, incluindo a mais nova inovação: um ponto de recarga para os carros elétricos. Segundo Davi Bertoncello, CEO da Tupinambá Energia, “entende-se por veículo elétrico todo aquele que se movimenta através de um motor elétrico”, ou seja,  o motor deixa de ser o componente mais importante em carro elétrico e dá espaço para a bateria.

Em relação ao impacto ambiental, nos veículos elétricos não há a emissão de gases poluentes e eles são mais silenciosos –  assim, você poderá ouvir muito melhor a natureza enquanto a sua presença não atrapalha tanto quanto se estivesse com veículo off-road à diesel.

“Muitos hotéis ficam a uma distância razoável de grandes rodovias e centros urbanos, dificultando o deslocamento até o eletroposto mais próximo, o carregador já traz mais segurança por permitir um carregamento com maior segurança e mais rápida que o uso de um carregador portátil. A experiência de recarga é muito melhor”, concluiu Davi.

O turismo sustentável é necessário e ajuda a sociedade a preservar e respeitar os recursos naturais. Hotéis que possuem essa filosofia e esse valor agregado são mediadores entre os visitantes e o meio ambiente. Busque por passagens aéreas baratas e boas opções de destinos para explorar essa categoria de viagem e  interagir com a natureza de forma mais ampla e aprender a importância de valorizar a fauna e a flora.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade