A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, comemora 15 anos com mudança no comando. Giulliana Mesquita, antes à frente da equipe de Produtos, assume como nova head da operadora. Ela passa a liderar também o time Comercial, dando início a uma nova fase de crescimento no Brasil e no exterior.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a movimentação acontece após a nomeação de Daniel Bicudo como Vice-Presidente Comercial e de Negócios da Azul, cargo sob o qual estão reunidas diversas frentes estratégicas da companhia, incluindo a Azul Viagens.
“É um orgulho imenso assumir esse novo desafio em um momento tão simbólico para a Azul Viagens. São 15 anos de uma história construída com muito trabalho em equipe, parcerias sólidas e o compromisso com a evolução do Turismo brasileiro. Estou muito motivada para seguir avançando, agora também com o time Comercial ao meu lado, e construir novos caminhos junto ao trade”, afirma Giulliana Mesquita.
A nomeação acontece em meio a uma fase de forte crescimento da operadora. No último ano, a Azul Viagens registrou um aumento de 54% em sua receita total, com destaque para o crescimento tanto no mercado doméstico quanto nas viagens internacionais, fortalecimento de parcerias com agências e expansão da presença física da marca no país.
Com a nova estrutura, Ricardo Bezerra, que ocupava o cargo de gerente comercial da Azul Viagens, assume agora como gerente geral Comercial da Azul Linhas Aéreas.
“O último ciclo foi de amadurecimento e consolidação. Intensificamos a nossa atuação em destinos estratégicos, expandimos a malha de voos dedicados, lançamos novos produtos e reforçamos nossa presença junto aos agentes de viagens. Essa proximidade é a chave para nosso desempenho — e vamos seguir investindo nisso com ainda mais foco e inovação”, completa Giulliana.
Entre março de 2024 e março de 2025, a Azul Viagens registrou crescimento de 21% no número de Clientes em destinos internacionais e aumento de 47% na venda de pacotes completos (passagens + hospedagens). No turismo doméstico, o número de Clientes transportados subiu 51%, impulsionado pelo crescimento de 14% na malha de voos dedicados da Azul. Os destinos mais procurados continuam sendo as cidades litorâneas do Nordeste, como Salvador, Recife, Fortaleza, Maceió, Natal e Porto Seguro, além de polos como São Paulo e Serra Gaúcha.
Outro destaque da operadora é a expansão da sua presença no varejo: hoje, são 125 lojas da Azul Viagens em funcionamento em 22 estados. A expectativa é abrir outras 30 unidades até o fim de 2025.
“Temos orgulho da nossa capilaridade e do relacionamento que cultivamos com as mais de 6 mil agências parceiras. Só em 2024, capacitamos mais de 5 mil agentes em ações presenciais e eventos em todo o Brasil. Acreditamos na escuta ativa e na formação contínua como pilares para crescer junto com o trade. Vamos seguir investindo nesse caminho”, afirma Giulliana.
Destaques da Azul Viagens no último ano
- +54% de crescimento na receita
- +21% de passageiros em viagens internacionais
- +47% de aumento na venda de pacotes (voo + hotel)
- +14% na malha de voos dedicados
- +51% de crescimento no número de passageiros em viagens nacionais
- 125 lojas em funcionamento em 22 estados
- Previsão de abrir mais 30 lojas até o fim de 2025
- +6.000 agências cadastradas
- +38% de crescimento no canal de agências multimarcas
- +5.000 agentes capacitados em 2024 (com 14 workshops, 3 feiras Tá On, 18 famtours e 11 roadshows)
- Destinos mais vendidos em 2024: Fortaleza + Jericoacoara, João Pessoa, Maceió, Natal, Orlando, Porto Alegre + Serra Gaúcha, Porto Seguro, Recife + Porto de Galinhas, Salvador + Linha Verde e São Paulo. (ordem alfabética)