(Edição do DIÁRIO com agências)
A Bahia ocupa três entre os dez melhores lugares para cicloturismo no Brasil, de acordo com o ranking elaborado pelo Bike é Legal, portal sobre ciclismo, mobilidade urbana e sustentabilidade. O 1° lugar ficou com a Rota do Descobrimento, o 3°, com a Costa dos Coqueiros, e a Chapada Diamantina ficou com a 7ª posição nesta lista, em que sobressai a beleza de lugares para viajar de bicicleta.
Os gestores do portal esclarecem que recorreram aos arquivos de mais de duas décadas da Renata Falzoni e às dicas de Paulo de Tarso, do Grupo Sampa Bikers, para escolher “os dez melhores lugares para pedalar no Brasil, pra curtir essa paixão que é o cicloturismo”.
Veja também as mais lidas do DT
“São 120 quilômetros por pequenas estradas e trilhas no litoral baiano, entre Prado e Arraial D’Ajuda. Um lindo roteiro de seis dias cruzando rios e falésias em meio a coqueirais, passando por comunidades preservadas. Conforto, ótima gastronomia e atividades como passeios de escunas e mergulho em corais fazem parte da incrível experiência”, afirmam em vídeo.
O roteiro da Costa dos Coqueiros tem 140 quilômetros de praia no Litoral Norte da Bahia, de Mangue Seco à Praia do Forte, e deve ser curtido em cinco dias, apreciando sol, mar, águas cristalinas e coqueirais. Na Chapada Diamantina, coração da Bahia, o roteiro dura uma semana e passa por enormes cadeias de serras com cânions e paredões, rios, cachoeiras, e pela maior queda d’água do Brasil, a Cachoeira da Fumaça. São 200 quilômetros de extensão pelas estruturas naturais esculpidas pela natureza ao longo de milhões de anos.
Os dez roteiros escolhidos são: Rota do Descobrimento, Vale Europeu, Costa dos Coqueiros, Cariri, Estrada Real, Serra da Bocaina, Chapada Diamantina, Serra do Rio do Rastro, Caminho da Fé, Fernando de Noronha.