O Nikkey Palace Hotel, hotel tradicional do bairro da Liberdade, indicou 5 símbolos do local em SP
Não é novidade que o bairro da Liberdade é um pedacinho do Japão no Brasil. Isso porque a Liberdade é considerada a maior comunidade japonesa fora do país asiático.
Além disso, o bairro localizado no centro de São Paulo guarda tradições, costumes e sabores. Assim como produtos típicos e até arquitetura, que transportam os visitantes para o outro lado do mundo.
Dessa forma, o bairro é um verdadeiro mergulho na cultura japonesa. Apesar de hoje, o lugar ter influência muito forte de outros países da Ásia, como China, Coreia, Tailândia, Taiwan e Filipinas. Mas, vale lembrar que a imigração de japoneses, que completa 115 anos em 2023, ainda é a mais conhecida e observada por seus visitantes.
Não à toa, o bairro é repleto de símbolos dessa comunidade. Sendo assim, do chão às fachadas e topos de postes, o que não faltam por lá são oportunidades de contemplar e fotografar parte dessa história.
Então, o Nikkey Palace Hotel, um dos hotéis mais tradicionais da região, indica 5 desses ícones do bairro da Liberdade que são paradas obrigatórias por lá:
Torii
Quem já viu uma foto do bairro paulistano, é bem provável que tenha se deparado com o imponente pórtico da rua Galvão Bueno.
Esse portico é o Torii, com nove metros de altura, que simboliza os portais existentes na entrada dos santuários xintoístas do Japão. Inclusive, eles representam o portal que divide o mundo material do divino.
Lanternas japonesas emblemáticas
Com o nome de suzurantos, os postes da Liberdade são inspirados nas lanternas japonesas. Assim, não só iluminam todo o bairro da Liberdade, como também criam uma atmosfera especial na região.
Veja também as mais lidas do DT
Jardim Oriental
O Jardim Oriental é um pequeno refúgio de tranquilidade em meio à agitação das ruas do bairro. Ademais, ele também está situado na rua Galvão Bueno e conta com um lago com carpas, vegetação e paisagismo típicos japoneses.
Ladrilhos Mitsudomoe
Vale destacar que algumas das ruas dessa região possuem ladrilhos com o desenho do mitsudomoe, outro símbolo da religião xintoísta.
O símbolo – que significa harmonia entre o homem, o céu e a terra – tem a configuração de três vírgulas formando um círculo. Além disso, ele é em preto e branco.
Fachadas típicas japonesas
Algumas fachadas de bancos e estabelecimentos comerciais da Liberdade seguem a arquitetura oriental. Dessa forma, com beirais, detalhes em dourado e vermelho.
Nesse sentido, o principal exemplo é o Banco Bradesco, bem próximo da Praça da Liberdade. O banco alterou sua fachada na comemoração do centenário da imigração, com inspiração no Palácio Imperial do Japão.
Onde se hospedar
Hotel Nikkey Palace
Quem está visitando São Paulo e quer se aprofundar nas tradições e atrativos do bairro da Liberdade, pode se hospedar no Nikkey Palace Hotel.
Esse icônico empreendimento tem mais de 30 anos de história e situa-sena rua Galvão Bueno, no coração da Liberdade.
Além disso, em sua estrutura, conta com 99 apartamentos distribuídos em 3 categorias (Standard, Bem-Estar e Suíte).
Inclusive, todos são equipados com ar-condicionado, TV a cabo e cofre – além de banheira em algumas unidades. Além disso, o hotel oferece restaurante, spa, sauna e karaokê.
Mais recentemente, abriu o café Itigo Itie. Ele possui um ambiente agradável e charmoso que proporciona aos clientes a sensação de estar nos melhores ambientes dos cafés orientais.
Para mais informações, acesse o site oficial do hotel.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.